Hipertensão arterial sistêmica

A partir de que níveis a pressão arterial passa a aumentar o risco cardiovascular?

Escrito por Eduardo Lapa

Esta publicação também está disponível em: Português Español

Voltando a nossa discussão sobre o recente polêmico guideline de hipertensão arterial publicado no final de 2017  hoje vamos fazer a seguinte pergunta: a partir de que níveis de pressão arterial sistólica (PAS) e pressão arterial diastólica (PAD) o risco cardiovascular (CV) começa a aumentar?

A resposta a esta pergunta foi dada por uma metanálise publicada no Lancet em 2002. Esse estudo juntou dados de 61 estudos diferentes envolvendo uma população total de cerca de 1 milhão de pessoas.

Resumo da ópera:

  • a partir de níveis de PAD > 75 mmHg e de PAS > 115 mHg o risco CV sobre linearmente. Abaixo de 115×75 mmHg de PA, não houve diferença de risco CV com a variação de PA.
  • para pacientes entre 40 e 69 anos, a cada aumento de 20 mmHg de PAS ou de 10 mmHg de PAD mais que dobrou o risco de morte por acidente vascular cerebral e dobrou o risco de morte por doença coronariana e outras causas cardiovasculares.

Referência: Lewington S, Clarke R, Qizilbash N, et al. Age-specific relevance of usual blood pressure to vascular mortality: a meta-analysis of individual data for one million adults in 61 prospective studies. Lancet. 2002;360:1903-13.

Curso Cardiopapers

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site

 

%d blogueiros gostam disto: