Arritmia

Pausas no Holter! E Agora? O que Fazer?

Escrito por Pedro Veronese

Esta publicação também está disponível em: Português

As pausas no holter de 24h são um achado relativamente comum e podem trazer muitas dúvidas aos médicos e pacientes. Podem ocorrer por várias causas: disfunção do nó sinusal, disfunção do nó atrioventricular, ação do sistema nervoso autonômico ou devido a medicações cronotrópicas negativas que atuam nessas estruturas.

Nas pausas decorrentes a bloqueios atrioventriculares do 2°grau Mobitz II ou bloqueios mais avançados, a indicação de marca-passo definitivo é consensual. Nos bloqueios de 1°grau e de 2°grau Mobitz I, a indicação de marca-passo é rara, e só ocorre se houver clara correlação entre os sintomas e os achados eletrocardiográficos.

Mas e as pausas que ocorrem devido à disfunção do nó sinusal? Ou as pausas que ocorrem em pacientes com arritmias atrias com baixa resposta ventricular (ex. fibrilação atrial – FA, flutter atrial – FLU e taquicardia atrial – TA)? Ou as pausas que ocorrem por distúrbios autonômicos? O que fazer?

De forma geral, o marca-passo definitivo nas bradicardias está indicado em pacientes sintomáticos (é necessário que haja clara correlação entre as pausas e os sintomas de hipofluxo cerebral) ou naqueles assintomáticos com pausas maiores de 3,0 segundos. Mesmo em atletas vagotônicos de alto rendimento, pausas > 3,0 segundos não são consideradas normais segundo o 36th Bethesda Conference, embora seja relativamente comum se encontrar pausas de até 4,0 segundos nesta população, sem que se caracterize doença.

Na avaliação desses pacientes também é importante determinar o número de pausas e suas durações, o uso de medicações cronotrópicas negativas (ex. timolol colírio – informação frequentemente sonegada pelos pacientes) e o horário das pausas, se na vigília ou no sono. Raramente o estudo eletrofisiológico é necessário para indicar marca-passo nesse contexto.

ecgpausasinusal

Fig. 1: Pausa sinusal de 6,2 segundos evidenciada em holter de 24h em paciente com doença do nó sinusal.

Indicações de marca-passo:

  1. Doença do nó sinusal: pausas sinusais que causam síncope ou pré-síncope na ausência de drogas cronotrópicas negativas ou na presença de drogas que são necessárias e insubstituíveis.
  2. Síndrome do seio carotídeo: pausas > 3,0 segundos após estimulação mecânica do seio carotídeo que levem a síncope ou pré-síncope.
  3. Síncope neuromediada: quando há importante componente cardioinibitório em pacientes sintomáticos, acima dos 40 anos, refratários ao tratamento com medidas gerais e farmacológicas.
  4. Taquicardias atriais (FA – FLU – TA) com baixa resposta ventricular: quando causam sintomas de hipofluxo cerebral sem uso de medicações cronotrópicas negativas ou na presença de medicações necessárias e insubstituíveis, o marca-passo pode ser indicado para suporte terapêutico.

Referências:

  1. Braunwald et al. Tratado de Doenças Cardiovasculares.
  2. Maron and Zipes. JACC Vol. 45, No. 8, 2005:1318–21
  3. Diretrizes Brasileiras de Dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis (DCEI) Arq Bras Cardiol 2007; 89(6) : e210-e237

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Banner ECG

Deixe um comentário

Sobre o autor

Pedro Veronese

Médico Especialista em Clínica Médica pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Cardiologista, Arritmologista e Eletrofisiologista pelo InCor-HCFMUSP.
Médico Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC.
Médico Especialista em Arritmia Clínica e Eletrofisiologia pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas - SOBRAC.
Médico do Centro de Arritmias Cardíacas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Doutor em Cardiologia pelo InCor - HCFMUSP.
Preceptor da Residência de Clínica Médica do Hospital Estadual de Sapopemba e Hospital Estadual Vila Alpina.
Médico Chefe de Plantão do Pronto Socorro Central da Santa Casa de São Paulo.
Professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Professor da Faculdade de Medicina UNINOVE.

Deixe um comentário

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anúncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site