Insuficiência Cardíaca

Pcte com ICC e DPOC: usar ou não betabloqueador?

DPOC e ICC são doenças que frequentemente coexistem. Até 30% dos pacientes com ICC possuem DPOC associado. A associação comumente leva os médicos a deixarem de prescrever betabloqueadores a este grupo de pacientes, temendo que a medicação cause exacerbação da doença pulmonar.

Alguns pontos relevantes sobre o assunto são:

– o uso de betabloqueadores B1 seletivos (como metoprolol) já foi avaliado em vários estudos pequenos que não mostraram piora dos sintomas de DPOC nem aumento das internações por exacerbação da doença.

– o uso de betabloqueadores não seletivos e com bloqueio alfa combinado (ex: carvedilol) foi menos estudado mas também mostrou-se seguro nesta população de pctes.

– Em pctes com IAM recente e com DPOC, o uso das medicações citadas acima diminuiu mortalidade e não aumentou a taxa de internações por DPOC exacerbado.

– Apesar dos betabloqueadores, mesmo que seletivos, poderem comprovadamente causar exacerbação dos sintomas no início do tratamento já está demonstrado que este efeito tende a diminuir com o tempo de uso da medicação. Assim, mesmo em pctes que apresentam piora do broncoespasmo nos primeiros dias/semanas de uso do betabloqueador deve-se tentar manter a medicação por um tempo mais prolongado.

– Um artigo de revisão do jacc propõe o seguinte esquema em pctes com ICC e DPOC:

1- Pctes com DPOC que não possuem componente obstrutivo reversível importante – usar carvedilol ou metoprolol

2- Pctes com DPOC que possuem componente obstrutivo reversível importante – preferir agente beta1 seletivo (ex: metoprolol)

3- Pcte com DPOC exacerbado – evitar o uso de betabloqueador

Referência: Jemtel THL e cols. Diagnostic and therapeutic challenges in patients with coexistent Chronic  Obstructive Pulmonary Disease and Chronic Heart Failure. Jacc Vol. 49, No 2, 2007. January

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

4 comentários

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: