Insuficiência Cardíaca

Piora da dispneia após introdução do betabloqueador na insuficiência cardíaca: o que fazer?

Eduardo Lapa
Escrito por Eduardo Lapa

Esta publicação também está disponível em: pt-brPortuguês esEspañol

Paciente de 53 anos foi visto no ambulatório após IAM com supra de ST anterior reperfundido tardiamente. Assintomático no momento apesar de ter evoluído com dispneia durante a internação. Eco com FE 35%. Recebeu alta em uso de rosuvastatina 20 mg.d, enalapril 5 mg 2xd, aas 100 mg.d e clopidogrel 75 mg.f. Não apresenta contraindicações a betabloqueadores. Exame físico sem sinais de congestão PA 132×80 mMHg FC 72 bpm. Introduzido succinato de metoprolol 25 mg.d. O paciente retornar após 1 semana referindo dispneia aos esforços habituais (CF 2). Diz ter relacionado início dos sintomas ao bbloq. Ao exame físico, ausência de sibilos. TJ presenta a 45 graus. Ausência de estertores finos. PA 126×78 FC 68.

Para ver a resposta, veja abaixo:

Resposta: manter bbloq e tentar contornar os sintomas com diurético ou aumentando o bbloq.

Os betabloqueadores são importantes medicações no tratamento da IC com fração de ejeção reduzida. Os benefícios destas medicações, contudo, podem demorar meses a acontecer e não é infrequente que o paciente reporte piora leve dos sintomas após o início de uma droga desta classe. O que fazer nestes casos? A nova diretriz de IC da SBC fala de forma categórica:

“Caso haja acentuação dos sintomas, ajuste de diuréticos e vasodilatadores deve ser tentada antes de se considerar a redução da dose ou suspensão do BB”

Portanto, neste caso, podemos considerar introduzir furosemida ou espironolactona e/ou aumentar a dose do enalapril. Normalmente estes ajustes finos são o suficiente para contornar os sintomas deflagrados pelo início do bbloq.

Referência: Comitê Coordenador da Diretriz de Insuficiência Cardíaca. Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda. Arq Bras Cardiol. 2018; 111(3):436-539

Curso Preparatório

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: