Prevenção

Podemos recomendar consumo de bebida alcoólica para proteção cardiovascular?

Recentemente foram publicadas 2 meta-análises no British Medical Journal avaliando os efeitos do consumo de bebida alcoólica no risco cardiovascular (CV).

Análise de estudos de coorte prospectivos mostraram que o consumo de qualquer quantidade de álcool pode ter efeito benéfico em mortalidade cardiovascular (RR 0,75) e incidência de doença coronariana (RR 0,71), enquanto o consumo de até 1 dose por dia pode ser protetor para mortalidade e incidência de acidente vascular cerebral (AVC).

A outra meta-análise foi focada na análise de estudos de intervenção clínica, e seu efeito em biomarcadores associados com doença cardiovascular. O consumo moderado de bebida alcoólica (1 dose para mulheres e 2 doses para homem por dia) foi relacionado com aumento nos níveis séricos de HDL colesterol, apolipoproteína A1 e adiponectina, além de reduzir o níveis de fibrogênio. Isso daria um suporte fisiopatológico indireto para os efeitos protetores do uso de álcool na doença coronariana.

Será que podemos recomendar então para nossos pacientes o consumo discreto/moderado de bebida alcoólica para reduzir risco CV? Ainda é um cedo para tomarmos essa conduta. Esses estudos indicam que pode haver um benefício com o uso discreto/moderado de álcool nesse contexto. Mas devemos lembrar que a metodologia utilizada não foi a ideal para definirmos esse assunto. Novos estudos clínicos ainda precisam ser realizados.

Devemos sim levar em consideração que o consumo de álcool pode ter algum efeito benéfico no risco CV. Não indicaria seu uso para esse fim, mas também não seria contra o consumo discreto de bebida alcoólica se for da vontade do paciente (sempre avaliando com cuidado os possíveis danos causados pelo consumo do álcool, como o risco de acidentes automobilísticos, de desenvolvimento de cirrose hepática e o risco de abuso dessa substãncia, e todas suas conseqüências indesejadas tanto para o  paciente, quanto para familiares).

Referências

1.  Ronksley PE, Brien SE, Turner BJ, et al. Association of alcohol consumption with selected cardiovascular disease outcomes: a systematic review and meta-analysis. BMJ 2011; DOI:10.1136/bmj.d671.

2.  Brien SE, Ronksley PE, Turner BJ, et al. Effect of alcohol consumption on biological markers associated with risk of coronary heart disease: systematic review and meta-analysis of interventional studies. BMJ 2011; DOI: 10.1136/bmj.d636.

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Fernando Figuinha

Fernando Figuinha

Especialista em Cardiologia pelo InCor/ FMUSP
Médico cardiologista do Hospital Miguel Soeiro - Unimed Sorocaba.
Presidente - SOCESP Regional Sorocaba.

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: