Coronariopatia

Por que os pacientes param de tomar o clopidogrel?

Estudo brasileiro publicado no American Journal of Cardiology avaliou os fatores que levam os pctes a pararem o uso de clopidogrel mesmo após serem submetidos a angioplastia. Foram avaliados 400 pctes que foram submetidos a implante de stent. Após 1 mês os indivíduos eram contactados e perguntados se ainda estavam usando a medicação e, caso houvessem parado (66 pctes no total), qual o motivo que havia levado a isto. O principal motivo no estudo foi o custo da medicação. Em segundo lugar veio a percepção dos pctes de que não haviam recebido as informações necessárias sobre a importância do uso da medicação por parte da equipe médica. A grande maioria dos pctes do estudo foi submetido a colocação de stents bare-metal. Dos 3% de pctes que receberam stent farmacológico não houve registro de má aderência ao clopidogrel.

Foi feito um escore de risco que prediz a chance do pcte parar a medicação no primeiro mês de uso.

Fator Pontuação
Síndrome coronariana aguda 1
Ausência de diabetes 1
Não possuir plano de saúde 4
Salário <2x salário mínimo 7
Salário 2-3x salário mínimo 3
Solteiros 1

Pontuação 0-4 – 0% risco; 5-8 – 7% discontinuação; 9-12 – 20%; >12 – 37%.

Estudo interessante e que principalmente se aplica a realidade brasileira. Todos os pctes que são submetidos a implante de stent devem ser avisados de que parar o uso da dupla antiagregação plaquetária antes de 30 dias pode causar a morte secundária a trombose de stent (mortalidade de 50% quando ocorre).

Referência: Quadros AS, Welter DI, Camozzatto FO, et al. Identifying patients at risk for premature discontinuation of thienopyridine after coronary stent implantation. Am J Cardiol 2010

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: