Miscelânia

Prefácio do livro Cardiologia Cardiopapers

Escrito por Eduardo Lapa

Esta publicação também está disponível em: Português

Nosso novo livro, Cardiologia Cardiopapers, será lançado no dia 15.09.18 no congresso brasileiro de Cardiologia. Quem escreveu o prefácio do livro foi o Dr Luís Cláudio, do site medicina baseada em evidências. Compartilhamos com vocês o texto.

No final do século passado dois projetos de enciclopédia digital foram lançados. Um primeiro patrocinado pela Microsoft, que contratou os melhores profissionais e criou um grande departamento para desenvolvimento da Encarta. Um segundo projeto não contratou ninguém, não criou nenhuma empresa, apenas deu oportunidade para pessoas contribuírem livremente com seus conhecimentos, de maneira informal, sem nenhuma remuneração. O primeiro projeto não vingou, hoje a Encarta não mais existe. O segundo projeto se tornou a principal enciclopédia da atualidade: Wikipedia.

O que Wikipedia tinha que a Encarta não tinha? Wikipedia tinha exatamente o que o grupo CardioPapers possui: motivação intrínseca por um projeto, movido por autonomia e maestria. Enquanto as pessoas envolvidas na Encarta, por melhor que fossem, trabalhavam com a motivação extrínseca do seu emprego, suas obrigações e seus altos salários, os voluntários da Wikipedia escreviam porque queriam demonstrar seu conhecimento, sua maestria e faziam de forma autônoma.

Escrever neste prefácio apenas sobre este livro é pouco, pois o CardioPapers é um projeto muito além de um livro. Tudo começa com alguns residentes de cardiologia, que por iniciativa própria resolvem fazer um Blog para compartilhar o conhecimento que adquiriam na formação cardiológica em São Paulo. Aquilo não fazia parte do programa de residência, nem era uma obrigação destes jovem cardiologistas. Eles eram movidos apenas por motivação intrínseca, autonomia e maestria.

O trabalho do CardioPapers traz uma forma inovadora de discutir cardiologia, saindo da formalidade de tratados cardiológicos, partindo de temas práticos, dúvidas cotidianas, artigos recentemente publicados, proporcionando informações na medida certa, de forma acurada, objetiva e embasada em evidências. Hoje o Cardiopapers representa uma referência para cardiologistas no Brasil.

O CardioPapers é um exemplo da tendência contemporânea de descentralização do conhecimento. Jovens de diferentes lugares do país assumem a função de protagonistas em um ambiente antes marcado pela formalidade de acadêmicos engravatados, detentores do título de formadores de opinião, restritos a poucos centros, concentrados no sul do país. O mundo mudou e o CardioPapers contribui com a nova onda na transição dos séculos.

Do Blog, criaram um site elaborado, adicionaram podcasts, cursos online e livros de cardiologia. Este livro se diferencia por ter a marca CardioPapers, escrito por autores alinhados com uma missão acadêmica moderna, diferentemente das colchas de retalho dos tradicionais tratados médicos.

O CardioPapers apresenta um padrão de qualidade científico que substitui medicina baseada em autoridade pela medicina baseada em evidências. Tem sido um imenso prazer interagir com este grupo nos últimos anos, construindo uma amizade intelectual e pessoal.

Parabéns à equipe do Cardiopapers. Continuem inovando.

Luis Cláudio Correia

Professor Livre Docente em Cardiologia

Diretor do Centro de Medicina Baseada em Evidências da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Editor do Journal of Evidence-Based Health Care

Criador do site Medicina Baseada em Evidências

Curso Cardiopapers

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site

 

%d blogueiros gostam disto: