Hipertensão arterial sistêmica

Quais as vantagens da MAPA sobre a medida de pressão no consultório?

Eduardo Lapa
Escrito por Eduardo Lapa

A medida ambulatorial da pressão arterial (MAPA) é um método muito utilizado na prática para avaliar pacientes hipertensos ou com suspeita de hipertensão. Além de ajudar no diagnóstico de situações como a hipertensão do avental branco e a hipertensão mascarada, estudos mostram que as medidas obtidas pela MAPA possuem maior acurácia em predizer eventos cardiovasculares quando comparadas às medidas de pressão no consultório.  Mas quais as vantagens da MAPA sobre a medida casual de PA no consultório médico?

  1. Diminui a influência do examinador sobre o paciente, fazendo com que as medidas reflitam mais a realidade. Muitos pacientes ficam ansiosos ao saberem que a PA está sendo aferida por um profissional de saúde e isso pode elevar os níveis tensionais.
  2. A MAPA permite avaliar o comportamento da pressão durante o sono. Vários estudos têm mostrado que níveis elevados de PA no período noturno correlacionam-se com a ocorrência de eventos cardiovasculares. Como a MAPA registra medidas de PA ao longo de 24h, este período fica bem avaliado pelo método.
  3. Permite avaliar se o paciente evolui com picos pressóricos no início da manhã. A depender do esquema terapêutico que o paciente hipertenso usar, o período logo no início do dia, antes de tomar a medicação, pode estar descoberto pelo efeito das drogas, gerando picos hipertensivos.
  4. Informa ao médico se o regime anti-hipertensivo que o paciente está usando controla adequadamente a pressão ao longo das 24h.

Referência: Nobre F, Mion Jr. D, Gomes MAM, Barbosa ECD, Rodrigues CIS, Neves MFT et al. 6ª Diretrizes de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial e 4ª Diretrizes de Monitorização Residencial da Pressão Arterial. Arq Bras Cardiol 2018; 110(5Supl.1):1-29

Publicidade

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: