Prevenção

Qual a diferença entre prevenção primária e prevenção primordial?

Eduardo Lapa
Escrito por Eduardo Lapa

Já falamos a diferença entre prevenção primária, secundária e terciária neste post. Mas, e prevenção primordial? Já ouviu falar? Seria o seguinte:

  • A prevenção primária é o que já conhecemos bem em cardiologia. Você vai evitar que um paciente com determinados fatores de risco (hipertensão arterial ou aumento dos níveis de LDL-c, por exemplo) venha a ter um evento cardiovascular no futuro.
  • Já a prevenção primordial tem o objetivo de evitar que o paciente venha a desenvolver o fator de risco. Como assim? Vimos neste post que uma criança nasce com níveis de LDL-c próximos a 60 mg/dL. Já no início da vida adulta, estes níveis costumam estar 2x maiores, ao redor de 120 mg/dL. O que aconteceu ao longo destes anos? O ambiente entrou na jogada e o indivíduo começou a ser exposto à alimentação (muitas vezes inadequada) entre outros fatores. Ou seja, é justamente neste período que podemos intervir nos hábitos de vida das crianças/adolescentes de forma a impedir a elevação exagerada deste LDL-c, e assim prevenir que um fator de risco (dislipidemia), surja.

OK. Mas na prática, como fazer essa prevenção primordial em relação à dislipidemia especificamente. Vou sair prescrevendo estatina para crianças? Não. A melhor estratégia é através de mudança de stilo de vida. Quando falamos de LDL-c, a maior diferença será na dieta. Há evidências que mostram que uma dieta adequada pode reduzir os níveis de LDL-c em até 30-40 mg/dL. Isso pode ser tudo o que é necessário para reduzir enormemente o risco cardiovascular daquela criança ao longo da vida.

Referência: Ference BA et al. Impact of Lipids on Cardiovascular Health. J Am Coll Cardiol 2018.

Publicidade

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: