Coronariopatia

Qual é o diagnóstico?

Para saber a resposta clique no link abaixo.

Resposta: Aneurisma da coronária direita – sequela de doença de Kawasaki.

– Pacientes com Doença de Kawasaki não tratada podem ter uma incidência de até 25% de aneurismas em artérias coronárias como sequelas. Com o uso da terapia adequada na fase aguda (aas + imonuglobulina IV) isto pode cair para menos de 5% dos casos.

– Aneurismas gigantes são aqueles com >8 mm de diâmetro interno. Os pctes com estas alterações são os mais predispostos a IAM no futuro.

– Ruptura do aneurisma é um evento extremamente raro. Quando ocorre geralmente o faz na fase aguda da doença (primeiras 6 semanas).

– Aneurismas de coronária direita têm maior risco de trombosar do que os de DA e de Cx. A trombose do aneurisma é uma das principais causas de IAM em crianças/adolescentes. IAM é a principal causa de morte em pctes com Kawasaki.

– Os aneurismas também podem sofrer remodelamento por hiperplasia neointimal e causar estenose coronariana após a fase aguda da doença.

– Todos os pctes com aneurismas de coronárias devem usar aas em dose baixa a longo prazo. Alguns centros associam marevan nos pctes com aneurismas gigantes.

Imagem cedida gentilmente pelo Dr Eduardo Alberto de Castro Roque – especialista em cardiologia pelo Incor-FMUSP

Referência: Cardiovascular sequelae of Kawasaki disease – uptodate 18.3

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: