Lípides

Qual efeito colateral mais comum das estatinas e por que isto é importante?

Eduardo Lapa
Escrito por Eduardo Lapa

Esta publicação também está disponível em: Português

Efeito colateral mais comum das estatinas: dor muscular. Presente em 10% a 25% dos pacientes, de acordo com os estudos. OK. Mas qual a relevância disto? Mialgias são a causa mais comum de interrupção do uso de estatinas. O grande problema é que a suspensão deste tipo de medicação em pacientes que têm indicação de uso contínuo está relacionado com significante aumento de mortalidade. Metanálise publicada no European Heart Journal mostrou que pacientes com indicação de estatina que tomavam menos de 80% da dose prescrita apresentavam mortalidade 45% maior que o grupo com boa aderência à medicação.

Resumo da ópera: é importante saber identificar o efeito colateral, explicar ao paciente que normalmente ele é contornável e que é necessário tentar ao máximo permanecer em uso da terapia devido aos benéficos cardiovasculares, incluindo diminuição de mortalidade.

Como diagnosticar com precisão os sintomas muscuslares relacionados a estatinas? O que fazer perante um paciente com estes sintomas? Veremos em posts futuros.

Referência: Thompson PD et al. Statin-Associated Side Effects. J Am Coll Cardiol 2016. 

Curso Cardiopapers

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site

%d blogueiros gostam disto: