Coronariopatia ECG

Qual medicação deve ser evitada no paciente com este ecg?

Eduardo Lapa
Escrito por Eduardo Lapa

Paciente de 72 anos, masculino, chega à emergência com dor torácica típica. PA 142×80, sem sinais de congestão pulmonar, FC 72 bpm, dor presente na admissão. O ECG mostra o seguinte:

    IMG_1724

Resposta abaixo:

Resposta: clopidogrel

O ECG mostra infradesnivelamento de St em várias derivações (v4 a V6, D1 e aVL) + supra de ST em aVR. Tal padrão sugere acometimento de lesão de tronco de coronária esquerda OU lesões multiarteriais. Em ambas as situações, a conduta comumente é a realização de cirurgia de revascularização miocárdica. Neste cenário, o uso do clopidogrel aumenta o risco de sangramento. Assim sendo, a administração de clopidogrel deve ser postergada até a realização do cateterismo e definição da conduta (angioplastia x cirurgia).

O cateterismo neste caso revelou presença de Cd e Cx fechadas além de lesão crítica em bifurcação de Da sendo indicado cirurgia de revascularização miocárdica.

Dicas como esta juntando dados clínicos + ECG + outros exames de imagem estarão presentes em nosso Manual de Cardiologia Cardiopapers.

FullSizeRender

FullSizeRender_1 FullSizeRender_2

 

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: