Diabetes

Quando realizar o rastreio de diabetes?

Esta publicação também está disponível em: Português

Na última edição do JAMA, a força tarefa americana de serviços preventivos (US Preventive Services Task Force – USPSTF) atualizou suas recomendações, sugerindo o rastreio de diabetes e prediabetes para todos os indivíduos de 35 a 70 anos de idade com sobrepeso ou obesidade.  São recomendados a glicemia de jejum, HbA1c ou o teste de tolerância a glicose. Em caso de exames normais, o rastreio deve ser repetido em 3 anos, podendo ser antecipado em caso de alterações nos fatores de risco associados (ganho de peso, por exemplo). O documento ainda recomenda que sejam oferecidas medidas preventivas efetivas baseadas principalmente em intervenção dietética, modificação de estilo de vida e exercícios com objetivo de perda de peso. A metformina também foi incluída nessas recomendações.

Estima-se que 14% da população americana tem diabetes e que 34,5% preenchem critérios para prediabetes. Além de estar associado a maior risco de doença cardiovascular e esteatohepatite, diabetes é a principal causa de insuficiência renal e de novos casos de cegueira, além de estar associado a maior risco de doença cardiovascular e esteatohepatite, sendo a sétima causa de morte nos EUA.

O rastreio do diabetes é recomendado mediante o conceito de que intervenções precoces estão associadas a redução de complicações no longo prazo. Dados recentemente publicados do UKPDS apontam que uma redução de 1% na HbA1c no período do diagnóstico está associada a redução de 19,7% no risco de IAM e de 18,8% na mortalidade por todas as causas em 15 anos. Os mesmos 1%, 10 anos após o diagnóstico, reduziria tais riscos em 6,5% e 2,7%, respectivamente. No estudo DiRECT, a perda sustentada de 10% do peso corporal, em casos de diagnóstico recente, esteve associada a remissão do diabetes em 64% dos pacientes.

A American Diabetes Association (ADA) e a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) recomendam o rastreio universal a partir dos 45 anos e nos casos de sobrepeso e obesidade associados a qualquer outro fator de risco para diabetes (incluindo história familiar).

Em quem rastrear diabetes?
ADA / SBD Idade ≥ 45 anos (rastreio universal)

IMC ≥ 25kg/m2 + fator de risco para diabetes

USPSTF Idade entre 35 e 70 anos + IMC ≥ 25kg/m2
Quais exames solicitar?
Exames Prediabetes Diabetes
Glicemia de jejum ≥ 100mg/dl ≥ 126mg/dl
HbA1c ≥ 5,7% ≥ 6,5%
TOTG (2h) ≥ 140mg/dl ≥ 200mg/dl
Como tratar?
Modificações no estilo de vida Dieta saudável + Atividade física (mínimo de 150 minutos por semana) objetivando perda de 7 a 10% de peso.
Farmacoterapia Metformina (1,5 a 2g /dia)

Outras medicações como Liraglutida, Orlistate, Acarbose e Pioglitazona podem ser consideradas.

Curso Cardiopapers

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

José Luciano de França Albuquerque

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anúncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site

%d blogueiros gostam disto: