Arritmia

Quase 1/4 dos CDIs implantados nos Estados Unidos não seguem indicações de guideline

                     

Estudo lançado no JAMA fez uma análise retrospectiva sobre o implante de 111.707 CDIs implantados no Estados Unidos entre 2006 e  2009. Viu-se que 22,5% dos procedimentos não estavam incluídos nas recomendações formais dos guidelines americanos. As principais causas foram:

1- CDI para prevenção primária em pcte com ICC e FE<35% com menos de 3 meses do início dos sintomas de insuficiência cardíaca (os guidelines americanos recomendam aguardar pelo menos 3 meses do início do quadro)

2- Pctes com IAM há <40 dias e com FE <30% (os guidelines recomendam aguardar pelo menos 40 dias do IAM para pensar em colocar CDI como profilaxia primária nestes casos. Isto se baseia no estudo DINAMIT que não mostrou melhora do prognóstico com CDIs implantados antes deste período)

3- Pctes com NYHA IV (os guidelines não recomendam o implante de CDI em pcte com este grau de sintomas).

Os pacientes que forma submetidos ao implante de CDI não embasados pelos guidelines tiveram mais complicações intra-hospitalares do que o outro grupo (risco de morte de 0,57% x 0,18%, por exemplo). E isto às custas de um procedimento que teoricamente não traria nenhum benefício para o pcte. Além disso o custo do implante de um CDI é bastante elevado.

O estudo não tem tanta relevância para a realidade brasileira. O SUS não cobre de uma forma geral o implante de CDI com indicação para prevenção primária. Os planos de saúde por sua vez quando cobrem o procedimento geralmente são bastante rigorosos em relação a indicação do mesmo.

Referência: Al-Khatib SM, Hellkamp A, Curtis J, et al. Non-evidence-based ICD implantations in the United States. JAMA 2011; 305:43-49.

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: