Insuficiência Cardíaca

Quem disse que não posso usar Cilostazol em paciente com Insuficiência Cardíaca?

Jefferson Vieira
Escrito por Jefferson Vieira

Esta publicação também está disponível em: pt-brPortuguês esEspañol

O Cilostazol é um inibidor seletivo da fosfodiesterase tipo 3 (iPDE3) que atua como agente antiplaquetário e vasodilatador, sendo utilizado principalmente no manejo da claudicação intermitente. O Cilostazol é contraindicado em pacientes com insuficiência cardíaca (IC) de qualquer severidade, apesar de nunca ter sido estudado diretamente em doentes com IC.

Esta advertência foi imposta pelo FDA devido a experiências prévias com uso crônico de Milrinona oral, outro iPDE3 com características farmacológicas similares ao Cilostazol. O estudo mais comumente citado como referência para essa advertência é o PROMISE trial, publicado no NEJM em 1991, que randomizou 1.088 pacientes com IC de classe funcional III e IV para receber Milrinona oral (n = 561 pacientes) ou placebo (n = 527) durante aproximadamente 6 meses. Vale lembrar que esses pacientes recebiam a terapia convencional da época, composta por digoxina, diuréticos e iECA, mas sem beta-bloqueador. O PROMISE não mostrou melhora na função cardíaca com o uso de Milrinona oral em relação ao placebo, mas resultou em aumento significativo de arritmia, hipotensão e mortalidade.

O Cilostazol causa aumento dose-dependente da frequência cardíaca e seu uso crônico está associado a extrassistolia ventricular e taquicardia ventricular não-sustentada, independentemente da dose recebida. Extrapolando os efeitos observados com a Milrinona, presume-se que o risco do Cilostazol na IC aumente após um mês de uso.

Lembrando do nosso mapa mental sobre agentes usados no tratamento da claudicação intermitente:

 

 

Page RL, Cheng D, Dow TJ, et al. Drugs That May Cause or Exacerbate Heart Failure: A Scientific Statement From the American Heart Association. Circulation. 2016; DOI: 10.1161/CIR.0000000000000426

M Packer, JR Carver, RJ Rodeheffer, et al. Effect of oral milrinone on mortality in severe chronic heart failure: the PROMISE Study Research Group N Engl J Med, 325 (1991), pp. 1468-1475

Curso Questões Cardiopapers

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Jefferson Vieira

Jefferson Vieira

Residência em Cardiologia pelo Instituto de Cardiologia/RS
Especialista em Cardiologia pela SBC
Especialista em Insuficiência Cardíaca e Transplante Cardíaco pelo InCor/FMUSP
Doutor em Cardiologia pela FMUSP
Médico-assistente do programa de Insuficiência Cardíaca e Transplante Cardíaco do Hospital do Coração de Messejana

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site

%d blogueiros gostam disto: