Métodos complementares Valvopatias

Questão: qual radiografia se correlaciona melhor com a peça anatômica?

Eduardo Lapa
Escrito por Eduardo Lapa

Paciente submetida à cirurgia de troca valvar mitral. A valva retirada é mostrada abaixo:

Qual das radiografias abaixo seria mais compatível de vermos no período pré-operatório?

A)

B)

C)

D)

Resposta abaixo:

Resposta: letra A

Para começar a discussão, temos que saber o que estamos vendo na peça cirúrgica. Trata-se de uma imagem típica de valva mitral reumática. Há fusão comissural, espessamento e calcificação das cúspides. Após isto, temos que procurar qual das radiografias é compatível com estenose mitral. Então vamos lá:

Radiografia A – mostra uma área cardíaca normal (limítrofe) e a presença de quarto arco à esquerda. Compatível com estenose mitral

Radiografia B – exame em perfil de paciente já submetido à cirurgia cardíaca (vide os fios metálicos no esterno). Observa-se calcificação pericárdica posteriormente. Trata-se de paciente submetido à pericardiectomia parcial que recorreu sintomas após a cirurgia devido à ressecção incompleta do pericárdio.

Radiografia C – já discutimos este exame em detalhes neste post. Resumindo, além dos sinais óbvios de aumento de AE há grande aumento de área cardíaca às custas de VE e de AD. Também há aumento de VD mas este só pode ser confirmado pelo perfil. Trata-se de paciente com insuficiência mitral importante.

Radiografia D – observa-se área cardíaca aumentada, aumento de AE além da presença de 2 próteses valvares em posição mitral e aórtica (esta pode ser mais difícil de ser visualizada pela imagem). Obviamente um paciente com prótese mitral prévia não poderia ter a imagem mostrada no início do post a qual se trata de uma valva nativa.

Teve alguma dificuldade de responder a esta pergunta? Aguarde os nossos futuros cursos de ensino à distância. Eles vão facilitar bastante o aprendizado de questões como esta.

 

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: