Sem categoria

Questões em Cardiologia – 03

 

Para ver a resposta, clique no link abaixo

Resposta: letra C

Letra A – realmente as próteses de dura-máter estão em desuso devido ao motivo exposto.

Letra B – a cirurgia de Ross foi inicialmente descrita em 1967. Nela a válvula pulmonar nativa do pcte é ressecada junto com a porção adjacente do tronco pulmonar sendo implantada em posição aórtica. No lugar da valva pulmonar é colocada uma prótese biológica porcina. A valva pulmonar em posição aórtica realmente pode crescer junto com o pcte sendo uma ótima opção de tratamento em crianças/adolescentes com estenose aórtica. Isto porque uma prótese mecânica, por exemplo, à medida que a criança cresce geralmente evoluiu com missmatch (desproporção tamanho da prótese para tamanho da superfície corporal) sendo necessário retroca valvar devido a isto. A desvantagem do procedimento é a dificuldade técnica.

Letra C – O eco transesofágico é excelente para avaliar próteses mecânicas em posição mitral uma vez que ele "desloca" o artefato da sombra acústica gerada pelo material da válvula do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. Assim, a prótese é avaliada em detalhes pelo exame. Já na prótese mecânica aórtica mesmo no ETE a sombra acústica posterior continua prejudicando a adequada visualização dos elementos.

Letra D – relmente as cordoalhas tendíneas costumam ser retiradas na cirurgia de colocação de prótese em posição mitral.

Letra E – a prótese bola-gaiola (vide foto abaixo) ao ser colocada em posição mitral pode obstruir a via de saída do VE. Por isso é raramente utilizada hoje em dia.

Referência: Ecocardiografia – princípios e aplicações clínicas. Carlos Eduardo Suaide Silva.

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

2 comentários

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: