Hipertensão arterial sistêmica Prova de título

Questões em cardiologia: este paciente é hipertenso?

Eduardo Lapa
Escrito por Eduardo Lapa

Homem de 53 anos vem para consulta de check-up. Nega comorbidades ou sintomas. Ao exame físico, PA = 132×74 mmHg (média de 2 medidas). ECG mostra:

Como havia sinais de sobrecarga ventricular esquerda no ECG, o médico solicitou MAPA e ecocardiograma. O eco revelou presença de HVE concêntrica moderada com paredes medindo 12 mm.

O MAPA mostrou:

média na vigília = 134 x 82 mmHg

média nas 24h = 131 x 80 mmHg

média no período noturno = 122 mmhg x 73 mmHg.

Resposta abaixo:

Resposta: hipertensão mascarada

O caso mostra um exemplo clássico de hipertensão mascarada. O paciente apresenta medida de PA normal no consultório considerando as diretrizes brasileiras de hipertensão. Pelas diretrizes americanas o valor já seria alterado mas como já discutimos algumas vezes, isto ainda é bem discutível. Além disso, nossas questões aqui visam preparar para a prova de título em cardiologia a qual usa como referência as diretrizes brasileiras. Como havia sinais de comprometimento de órgão-alvo (SVE no ECG, confirmada pelo eco), é importante descartar-se a possibilidade de hipertensão mascarada. Para isto, a MAPA é um excelente exame. E o que mostrou esta? Valores na vigília ainda nos limites da normalidade mas valores alterados nas 24h e no período noturno. Como vimos neste post, isto fecha critério diagnóstico para HA mascarada.

Publicidade

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: