Sem categoria

Questões em cardiologia – miocardiopatias

Pcte com FE de 20% às custas de hipocinesia difusa e com importante hipertrofia de VE ao ecocardiograma é internado na enfermaria da cardiologia com quadro de anasarca. Cate sem lesões coronárias. O ecg revelou:

Para ver a resposta, clique no link abaixo:

Resposta: doença de depósito.

O ecg revela ritmo sinusal, com baixa voltagem difusa e presença de QS em V2, V3, D1 e aVL sugerindo a ocorrência de área eletricamente inativa em parede lateral e anterosseptal. O fato de haver hipertrofia de VE no eco e o ecg revelar baixa voltagem difusa sugere a presença de doença de depósito como a amiloidose. Isto ocorre porque nestes casos o aumento da massa do ventrículo esquerdo ocorre não por hipertrofia das células miocárdicas mas sim pela deposição de substâncias anormais na parede miocárdica, como o depósito amilóide. A parte do miocárdio infiltrada por tais substâncias não responde normalmente ao estímulo elétrico como as células miocárdicas. Isto faz com que surjam áreas eletricamente inativas no ecg além de baixa voltagem.

Dica: presença de aumento de espessura das paredes do VE no eco + baixa voltagem no ecg = pensar em doenças de depósito.

Abaixo colocamos imagens de ecocardiograma de um pcte com amiloidose (não é o pcte do ecg acima uma vez que nas imagens abaixo a fração de ejeção do VE é preservada). Notem a presença de importante aumento da espessura das paredes do ventrículo esquerdo. Também pode-se observar aumento da ecogenicidade das paredes do VE, achado sugestivo de amiloidose. 

Dica: ecocardiograma com aumento da espessura + aumento da ecogenicidade das paredes do ventrículo esquerdo  = pensar em amiloidose

httpv://youtu.be/ldqZ03hGfMs

httpv://youtu.be/uIKLMibFalY

httpv://youtu.be/-Us54R_4vT8

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: