ECG

Questões em cardiologia – 7

Pcte de 26 anos sem comorbidades chega ao serviço de emergência com quadro de palpitação. Nega dor torácica. Exame físico normal (ausculta pulmonar limpa, PA 120×70). 

O ecg mostra:

Depois do tratamento instituído, o ecg da pcte ficou assim:

Para ver a resposta – clicar no link abaixo:

 

Resposta: taquicardia por reentrada nodal (TRN). Tratamento indicado – uso de adenosina IV.

Nota-se que o primeiro ecg revela uma taquicardia de QRS estreito, regular. Nestes casos as principais hipóteses a serem consideradas são TRN, taquicardia por reentrada atrioventricular (TAV), flutter atrial e taquicardia atrial. Caso o pcte apresente sinais de instabilidade hemodinâmica (ex: dor torácica, congestão pulmonar) secundários à arritmia, o indicado é a realização de cardioversão elétrica de imediato. Já em casos como o relatado em que o pcte não apresenta sinais de instabilidade pode-se iniciar o manejo da arritmia com a realização de manobra vagal (ex: compressão de seio carotídeo). Caso a manobra vagal não funcione passa-se para o segundo passo – a administração de adenosina IV. A medicação tem que ser administrada rapidamente devido ao seu curto tempo de meia-vida. Caso a arritmia seja secundária a uma TRN, em grande parte dos casos a adenosina reverte a arritmia. Já se for um flutter, por exemplo, a arritmia não reverte mas como ocorre breve bloqueio do nó AV consegue-se notar com mais clareza as ondas F do flutter. No futuro colocaremos um exemplo disto aqui no blog.

 

Dica – comparando-se o ecg pós reversão com o ecg da arritmia nota-se que neste há presença de ondas S nas derivações inferiores e de onda R’ em V1. Tais achados somem ou são atenuados no ecg basal. Tal fato sugere bastante que arritmia seja uma TRN. 

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: