Coronariopatia Prevenção Terapia Intensiva Cardiológica

RenalGuard System™: Dispositivo para prevenção de Nefropatia Induzida por Contraste

No American College of Cardiology que aconteceu em  2011, um novo dispositivo ganhou notoriedade na prevenção de Nefropatia Induzida por Contraste ( NIC).

Mais de 4 milhões de pessoas  submetem-se a procedimentos diagnósticos e terapêuticos que necessitam de infusão de contraste iodados. A NIC é uma complicação conhecida e  relativamente comum nesta população, prinicpalmente naqueles pacientes com disfunção renal prévia e outros fatores de risco.

Atualmente recomenda-se como medidas preventivas desde hidratação com solução salina até a infusão de solução de Bicarbonato de Sódio.

A idéia dispositivo denominado RenalGuard System™ é baseado nos resultados do PRINCE study que demonstrou que um débito urinário >=150ml/h reduziam os efeitos tóxicos do contraste.

O dispositivo é caracterizado por um circuito fechado constituído por um coletor que quantifica automaticamente o débito urinário ( Foley) e um sistema, também automático, de reposição de solução salina  evitando assim um balanço hídrico negativo e possibilitando o débito urinário > 300 ml/h.

 

 

No ACC 2011, o estudo Renal Insufficiency Following Contrast Media Administration Trial (REMEDIAL 2), randomizou 266 pacientes e avaliou  o novo sistema associado a hidratação com solução salina com objetivo de débito urinário >300ml/h + N- Acetilcisteina 1,5g/L + furosemida na doe máxima de 0,25mg/kg  comparado com  hidratação com solução de bicarbonato (3ml/kg 1 hora antes do procedimento e 1ml/kg por 6 horas após + N Acetil cisteina 1200mg 2x e 1,5g IV durante o procedimento). Os critérios de inclusão foram idade>=18 anos, ClCreatinina < =30ml/min/1,73m2 e /ou Mehran Score  >=11 . O desfecho primário foi creatinina aumentou mais de 0,3mg/dl nas primeiras  48h após o contraste e ocorreu 20,5% dos pacientes com bicarbonato e 11% no grupo RenalGuard com odds ratio de 0.47 (95% CI 0.24-0.92, p=0.025).

Porém, foi relatado no estudo uma maior freqüência de edema pulmonar no grupo do dispositivo embora a diferença não tenha sido significante.

Deixe um comentário

Sobre o autor

Andre Lima

Andre Lima

Editor do site --
Especialista em Cardiologia pela SBC e InCor/ USP --
Especialista em Ecocardiografia pela SBC e InCor/USP --
Especialista em Terapia Intensiva pela AMIB --

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: