Lípides

Risco de diabetes em usuário de estatinas

Estudos apresentados no congresso da AHA desse ano confirmaram um aumento na incidência de diabetes mellitus (DM) em usuários de estatinas, em especial naqueles com alto risco pré-tratamento (ex.: pacientes com glicemia de jejum alterada).

Uma das meta-análises apresentadas revisou 13 estudos com um total de 91.140 pacientes. Houve um aumento de 9% no risco de desenvolver DM (estatina VS placebo), o que significa 1 novo caso a cada 255 pacientes tratados em 4 anos.

Isso representa um risco muito baixo diante dos benefícios já estabelecidos do uso das estatinas em redução de risco de eventos cardiovasculares.

Uma outra análise do estudo Navigator, que avaliou pacientes com intolerância à glicose e mais outro fator de risco cardiovascular, mostrou que o uso de diuréticos e estatinas estão relacionados com um maior risco de desenvolver DM, enquanto os betabloqueadores apresentaram efeito limítrofe – diurético HR 1,35 (1,12-1,61); estatina HR 1,30 (1,09-1,55); betabloqueadores HR 1,19 (0,97-1,46).

O mecanismo responsável por esse achado é ainda desconhecido (provávelmente multi-fatorial).

Assim, apesar de parecer que o uso de estatinas aumenta o risco de desenvolver diabetes em pacientes de alto risco, isso não deve nos impedir de prescrever essa classe de medicamento quando indicado. Pelas evidências que temos até agora, a redução de risco de eventos cardiovasculares com o uso de estatinas tem um impacto mais significativo do que o risco de desenvolver DM.

Referência

  1. Sattar N, Preis D, Murray HM ET AL. Statins and risk of incident diabetes: a collaborative meta-analysis of randomised statin trials. Lancet 2010; 375:735.

Deixe um comentário

Sobre o autor

Fernando Figuinha

Fernando Figuinha

Especialista em Cardiologia pelo InCor/ FMUSP
Médico cardiologista do Hospital Miguel Soeiro - Unimed Sorocaba.
Presidente - SOCESP Regional Sorocaba.

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: