Terapia Intensiva Cardiológica

A Saga do Lactato: Segredos na Interpretação da Hiperlactatemia

Andre Lima
Escrito por Andre Lima

A atual geração de profissionais de saúde passou toda formação profissional sedimentando a importância da dosagem de lactato sérico em pacientes críticos objetivando direcionar as ações para reverter estas hiperlactatemias. Mas como interpretar adequadamente essas informações sem confundir as informações?

Agora vamos discutir como este componente é formado no organismos e, principalmente, como interpretá-lo de maneira adequada não caindo nas clássicas “pegadinhas do Lactato”.

Então, o que é o lactato?

É um subproduto da glicólise na produção do ATP ( lembrou das aulas de Bioquímica que você faltou , não é?). Nesse metabolismo existem 2 vias ou etapas. Uma que acontece no citoplasma, que não utiliza oxigênio e  produz piruvato que em seguida é transformado em Lactato ( via anaeróbica)  gerando  apenas 2 ATP. A segunda etapa acontece na mitocôndria com utilização de oxigênio e onde o piruvato é transformado em acetilCoa ( lembrou novamente do livro de bioquímica rsrs) e essa substância é metabolizada aerobicamente por enzimas no famoso  Ciclo de Krebs e produz 36 ATP sendo muito mais eficiente.

Portanto , em condições de anaerobiose, onde o piruvato não entra na mitocôndria para metabolização aeróbica, pode ocorrer o excesso de piruvato que consequentemente será metabolizado em  Lactato. Por este motivo dosamos o lactato sérico e normalmente o relacionamos à disóxia celular.

Lembrando que quando o fornecimento de oxigênio é restabelecido, o lactato em excesso é direcionado para metabolismo aeróbico e rapidamente será metabolizado em ATP.

E qual o significado da acidose láctica? Quais as causas? Como faço para tratá-la? Aguarde os próximos posts sobre o assunto. Gosta de temas sobre UTI? Acesse nossa página de cardiointensivismo.

 

Parte 2 : https://cardiopapers.com.br/acidose-lactica-outras-dicas-praticas/

Publicidade

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Andre Lima

Andre Lima

Editor do site --
Especialista em Cardiologia pela SBC e InCor/ USP --
Especialista em Ecocardiografia pela SBC e InCor/USP --
Especialista em Terapia Intensiva pela AMIB --

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: