Prevenção

Screening para Aneurisma de Aorta Abdominal

Aneurismas de aorta abdominal (AAA) são geralmente sub-diagnosticados, já que na maioria dos casos os pacientes se mantém assintomáticos até a sua rotura. Assim, seria interessante a realização de um screening para diagnóstico precoce dessa condição.
Uma análise envolvendo 137.214 participantes de 4 estudos avaliou a efetividade do screening ultrassonográfico único do AAA em homens com mais de 65 anos.
A prevalência de AAA foi de 4 a 8%, e o screening realizado foi associado com uma redução nas taxas de rotura do AAA por até 10 anos e na mortalidade relacionada ao AAA por até 15 anos. Não houve benefício em mortalidade por todas as causas.
Um dos estudos envolveu também 9.000 mulheres. A prevalência foi 6x menor do que em homens, e a realização do screening não trouxe benefício em desfechos.

As últimas recomendações das diretrizes americanas de 2005 (USPSTF – U.S. Preventive Services Task Force) eram para realização de screening somente em homens com 65 a 75 anos com histórico de tabagismo.

Referência:
1. Guirguis-Blake JM et al. Ultrasonography screening for abdominal aortic aneurysms: A systematic evidence review for the U.S. Preventive Services Task Force. Ann Intern Med 2014 Jan 28; [e-pub ahead of print].

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Fernando Figuinha

Fernando Figuinha

Especialista em Cardiologia pelo InCor/ FMUSP
Médico cardiologista do Hospital Miguel Soeiro - Unimed Sorocaba.
Presidente - SOCESP Regional Sorocaba.

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: