Coronariopatia

Ticagrelor – a discussão continua

Recentemente colocamos uma revisão sobre o ticagrelor no cardiopapers. Nela expomos o fato de que a medicação ainda não foi aprovada nos Estados Unidos devido ao fato da medicação ter piorado desfechos quando comparada ao clopidogrel no subgrupo de pctes americanos do estudo PLATO. Neste estudo mais de 18.000 pctes com síndrome coronariana aguda foram randomizados para receber ticagrelor ou clopidogrel. O ticagrelor ao final do estudo mostrou diminuir mortalidade. Contudo, no subgrupo de cerca de 1.800 pctes randomizados nos Estados Unidos o end point primário (morte cardiovasular, IAM e AVC) foi maior no grupo que recebeu ticagrelor (11,9% x 9,6% no grupo do clopidogrel). Começou então uma grande discussão sobre o tema que levou o FDA a não aprovar a medicação em solo americano no final de 2010.

Um dos motivos que levou a preocupação sobre o estudo foi o fato de que na maioria dos países em que o ticagrelor mostrou-se nitidamente superior ao clopidogrel os dados eram monitorados por pessoas contratadas pela indústria farmacêutica que bancou o estudo. Já nos Estados Unidos os dados eram controlados por entidades de pesquisa independentes.

Os responsáveis pelo estudo dizem que uma provável explicação para a diferença no desfecho em território americano poderia ser o fato do uso de doses maiores de manutenção de aas nos Estados Unidos (comumente 300 mg/d). Já nos outros locais costuma-se usar 100 mg/d de aas.

Devido às dúvidas surgidas, o FDA solicitou mais dados sobre a medicação à indústria farmacêutica responsável. No dia 20 de julho será decidido o futuro do ticagrelor nos Estados Unidos. A medicação ainda não foi aprovada no Brasil e certamente a decisão do FDA deverá influenciar na aprovação da mediação em nosso território. Ficamos no aguardo.

OBS: um novo estudo com ticagrelor já está sendo realizado desde o final de 2010. Trata-se do PEGASUS-TIMI 54 que irá avaliar o efeito da medicação em pctes com coronariopatia crônica.

Referência: Ohman EM and Roe MT. Explaining the unexpected: insights from the PLATelet inhibition and clinical Outcomes (PLATO) trial comparing ticagrelor and clopidogrel. Thromb Haemost 2011; DOI:10.1160/TH11-03-0159.

Publicidade

Banner Atheneu

Banner Curso Pré Operatório

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: