ECG

Série Teste Ergométrico – Comportamento da pressão arterial

A avaliação do comportamento da pressão arterial (PA) permite estimar o desempenho ventricular esquerdo frente ao esforço físico.

Os padrões de resposta da PA durante o teste ergométrico estão descritos na tabela abaixo.

O comportamento hiperreativo da PA é fator preditivo de hipertensão arterial futura (probabilidade 4 a 5 vezes maior de se tornarem hipertensos).

Já o comportamento deprimido da PAS, em pacientes com suspeita ou diagnóstico de cardiopatia isquêmica, pode sugerir disfunção contrátil do miocárdio. A hipotensão intra-esforço indica baixa reserva miocárdica e tem valor fundamentalmente prognóstico. Se isolado, não é critério de positividade.

Lembrar que a hipotensão arterial pós-esforço em indíviduos aparentemente sadios, em geral após exercício até exaustão, não tem associação com morbimortalidade cardiovascular.

 

 

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Fernando Figuinha

Fernando Figuinha

Especialista em Cardiologia pelo InCor/ FMUSP
Médico cardiologista do Hospital Miguel Soeiro - Unimed Sorocaba.
Presidente - SOCESP Regional Sorocaba.

1 comentário

  • Tenho 34 anos, nenhum sintoma, nenhum historico, presso normal 12/8, fiz o teste ergometrico pela segunda vez na vida (a primeira foi ha 3 anos). E com 4 minutos de teste, o medico aferiu minha pressao e logo desligou a esteira. me disse que o certo seria minha pressao aumentar com o esforço/inclinacao da esteira, mas ela diminuiu segundo ele, e ele teve que encerrar o teste alegando que foi INEFICAZ PARA AVALIAÇÃO DE ISQUEMIA MIOCÁRDICA ESFORÇO INDUZIDA – INTERRUPÇÃO PRECOCE POR HIPOTENSAO NA PROGRESSAO DO ESFORÇO FISICO. e disse pra eu voltar a procurar meu cardio e acha que pode ser grave porque isso nao é normal, e que eu deveria fazer varios exames (eco, holter)… Sendo que nao senti absolutamente nada na hora! Fiquei muito assustado pq, repito, nao tenho sintoma algum, pressao normal, sem historico, faço atividade fisica regular, e fui fazer exame de rotina. e o medico do teste ergometrico me preocupou de verdade com as palavras dele! o que pode ser?

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: