Coronariopatia

IAM com supra de ST x IAM sem supra de ST – qual o tipo mais grave?

 

A tendência é que se considere o IAM com supra de ST como uma entidade mais grave que a SCA sem supra de ST. Contudo, análises nos últimos anos têm mostrado que quando avaliamos os pctes que são internados por SCA a coisa se comporta um pouco diferente. A curto prazo, até a alta hospitalar, o IAM com supra de ST realmente mata mais (7% de mortalidade x 3-5% de mortalidade da SCA sem supra de ST). Isto se deve ao fato de que nos primeiros dias após o IAM o risco do pcte evoluir com complicações graves como arritmias ventriculares e choque cardiogênico é diretamente proporcional à área miocárdica necrosada. Esta normalmente é superior nas síndromes com supra de ST. basta lembrar que o pico de ckmb e troponina costuma ser várias vezes maior quando há oclusão total da artéria.

Após 6 meses, contudo, a mortalidade das 2 entidades já fica similar – cerca de 12% para cada lado. E a longo prazo (após 4 anos), a mortalidade da SCA sem supra de St chega a ser o dobro da SCA com supra de ST. Por quê? A explicação parece ser o perfil do pcte acometido pela doença. Pctes com SCA com supra de ST muitas vezes são jovens, uniarteriais, sem maiores fatores de risco para DCV (muitos são apenas tabagistas). Assim, o grande problema é tirar o pcte com vida da fase aguda. Uma vez superado este período ele tende a evoluir bem, desde que não tenha ficado com disfunção ventricular relevante. Já os pctes com SCA sem supra de ST são cada vez mais idosos, portadores de múltiplas comorbidades (DM, IRC, HAS, etc) e multiarteriais. Então é aquele pcte que interna hoje por um IAM por instabilização da Cx. Após 3 ou 4 meses interna por uma infecção do trato respiratório associada a agudização da função renal. Após 1 ano tem nova SCA desta vez por instabilização de uma placa em outra artéria, e assim por diante. 

Esta parece ser a explicação pela qual a SCA sem supra de ST tem prognóstico melhor a curto prazo mas pior a médio/longo prazo.

 

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

2 comentários

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: