Diabetes

Quais as principais mudanças dos guidelines de tratamento de diabetes em 2020?

Eduardo Lapa
Escrito por Eduardo Lapa

Esta publicação também está disponível em: Português Español

Recentemente foi publicado o Standards of Diabetes Care 2020, publicação oficial da American Diabetes Association que é lançada anualmente e norteia muito da prática clínica de manejo de DM ao redor do mundo.

Na versão mais recente os principais pontos de mudança no que diz respeito ao tratamento do DM foram os seguintes:

  • Deve-se considerar a combinação precoce de hipoglicemiantes para alguns pacientes, principalmente porque muitos deles aos diagnóstico já têm glicada 1,5-2 pontos acima do alvo e quase nenhuma droga em monoterapia consegue reduzir esses valores para normalidade. Além disso, baseado no estudo Verify, a combinação precoce de hipoglicemiantes ( no caso do estudo, vildagliotina com metformina) teve menor falha terapêutica que a combinação sequencial das mesmas drogas
  • Mais evidências foram acrescentadas em relação à importância do uso de novas medidas para avaliar alvo glicêmico como o TIR (time in range). Esse é uma métrica obtida através de sensores de glicose contínuos como o Free Style Libre®, e que reflete qual a porcentagem do tempo em que o paciente ficou no alvo glicêmico ao longo de todo o dia. Diferente da hemoglobina glicada, me dá a informação de tempo no alvo, enquanto a glicada é uma média e pode estar próxima do normal, mesmo se o paciente tiver muitas hipoglicemias alternadas com hiperglicemias.
  • Por fim, a recomendação prática mais importante foi a inclusão no algoritmo de tratamento que: deve ser considerado o uso de análogos de GLP-1 ou iSGLT2 em todos os pacientes em prevenção secundária cardiovascular ou com múltiplos fatores de risco, em associação a metformina ( que continua sendo a droga de 1a linha), INDEPENDENTEMENTE do valor da Hb glicada.

Curso Cardiopapers

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site

%d blogueiros gostam disto: