Métodos complementares

Quais os sinais de aumento do átrio esquerdo presentes nesta radiografia de tórax?

Eduardo Lapa
Escrito por Eduardo Lapa

FullSizeRender

Resposta:

Há alguns sinais de aumento de átrio esquerdo (AE) que podem ser observados na radiografia de tórax em PA. O primeiro é o sinal do duplo contorno. Normalmente vemos do lado direito da coluna do paciente (portanto a nossa esquerda na radiografia) apenas o átrio direito (AD). Contudo, em casos de aumento do AE, este pode crescer por trás do AD e aparecer um duplo contorno nesta região. Na imagem abaixo as bordas do AD são identificadas pelas setas em azul e as bordas do AE pelas pequenas setas em laranja.

aeOutro sinal que pode ser visto é o do quarto arco à esquerda. Normalmente, temos apenas 3 arcos identificados do lado esquerdo da coluna do paciente (e portanto do lado direito do examinador que está olhando a radiografia). São eles: o botão aórtico, a artéria pulmonar e o ventrículo esquerdo. Para relembrar, basta acessar este nosso post. Quando há crescimento relevante do AE, este pode gerar um abaulamento do lado esquerdo do paciente, conhecido como quarto arco. Este fica acima do arco correspondente à ponta do VE. Na figura acima, está identificado pelas setas em amarelo.

Por fim, o crescimento do AE pode empurrar o brônquio fonte esquerdo fazendo com que este fique ainda mais horizontalizado. Lembrar que o brônquio fonte direito é menos horizontalizado por natureza, tanto é que as intubações seletivas se dão mais comumente à direita. O brônquio fonte esquerdo já costuma ser mais elevado que o contralateral mas nos casos de aumento importante do AE o mesmo chega a ficar quase que na horizontal, como pode ser visto na figura pelas setas em laranja. Este último detalhe não está tão claro quanto os outros dois por questão de qualidade do exame.

Publicidade

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: