Coronariopatia Emergências

Sempre teve dificuldade de decorar o escore TIMI? A gente lhe ajuda.

Eduardo Lapa
Escrito por Eduardo Lapa

É fato. O escore de síndrome coronariana aguda sem supra de ST mais pedido em concursos é o bom e velho  escore TIMI. Mas quem é que tem dificuldade de decorar os 7 critérios? Quase todo mundo. Você não é o único, fique tranquilo. Para ajudar, fizemos este mnemônico: decorar o TIMI? FACIL!

Só troponina que conta ou aumento de CKMB também é considerado? Sim, CKMB também conta.

Quais os fatores de risco considerados? Entra sedentarismo, obesidade e depressão, por exemplo? Não! Entram apenas os mais clássicos: HAS, DM, DLP, tabagismo e Hx familiar de coronariopatia.

Mas, Eduardo terminou não usando as últimas letras! Pois é. De tão fácil que ficou.

Dificuldade de lembrar quais os critérios de baixo, moderado ou alto risco deste escore? Fácil também. Só decorar a pontuação do intermediário: 3 e 4. O que for abaixo disso, é baixo risco. O que for acima, alto risco.

Curiosidade: de onde surgiu essa história de TIMI? Nos anos 80, com o objetivo de avaliar a eficácia da estreptoquinase (STK) e de outros agentes trombolíticos no tratamento do infarto agudo do miocárdio, o U.S. National Heart, Lung, and Blood Institute (NHLBI) criou o Thrombolysis in Myocardial Infarction (TIMI) Study Group, formado por investigadores experientes e unidades coronarianas bem equipadas dos Estados Unidos. Na ocasião, o Dr Eugene Braunwald foi convidado a coordenar o grupo, permanecendo no cargo até 2011. OK Mas e a história do escore TIMI para síndromes coronarianas agudas sem supra de ST, veio de onde exatamente? O escore surgiu a partir do estudo TIMI 11B and Efficacy and Safety of Subcutaneous Enoxaparin in Unstable Angina and Non-Q-Wave MI (ESSENCE), projetado para avaliar se heparina de baixo peso molecular era melhor que heparina não fracionada na SCA aguda. Deste estudo os pesquisadores tiraram esses 7 critérios que ajudavam a medir o risco do pcte com SCA sem supra evoluir de forma desfavorável.

DICA: já ouviu falar da classificação de TIMI usada no cateterismo mas sempre se confunde? Veja este post com vários exemplos práticos.

Gosta de dicas práticas e rápidas assim? Vai prestar prova para título de especialista em cardiologia? Aguarde nosso Curso Preparatório em Cardiologia Cardiopapers que será lançado no final de 2018.

Publicidade

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: