Coronariopatia Métodos complementares

Em quais destes pacientes a realização de escore cálcio tem maior utilidade?

Escrito por Eduardo Lapa

Esta publicação também está disponível em: Português

Resposta abaixo

Resposta: Homem de 43 anos, obesidade grau 1, recentemente diagnosticado com DM2. Pressão normal, LDL de 80.

Já falamos sobre este tema neste post. Nem todo paciente diabético é considerado como de alto risco cardiovascular como alguns dizem. Neste paciente com DM2 recentemente diagnosticado e sem outros grandes fatores de risco, um escore cálcio de zero, por exemplo, pode fazer com que o médico seja mais permissivo em relação a metas de perfil lipídico, por exemplo, indicando apenas mudança de estilo de vida para este paciente por ora. Já um escore cálcio acima de 10 nesta população já indica um perfil de risco mais elevado, sendo geralmente indicada intervenção farmacológica com estatina.

O escore cálcio é pouco útil em pacientes sintomáticos. Assim sendo, o paciente com suspeita de síndrome coronariana aguda assim como o paciente descrito com quadro de angina estável (dor típica aos esforços) não devem ser submetidos a este exame, já que isto não irá alterar a conduta.

Também não é recomendado a realização periódica do exame para ver como está evoluindo o escore cálcio. Inclusive quando o exame vem = 0, a chance disto se modificar nos 4 anos seguintes é pequena.

Por fim, em pacientes não diabéticos a principal indicação do escore cálcio é em pctes de risco cardiovascular moderado. Não faz sentido pedir o exame em um jovem de 32 anos com escore de Framingham baixo e sem fatores de risco. A chance do exame mudar conduta neste caso é mínima.

Sente falta de ver esta abordagem mais prática de temas do dia a dia do cardiologista? No próximo ano lançaremos nosso novo livro, Cardiopapers Cardiologia Prática, focando principalmente nestes pontos.

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Banner ECG

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe um comentário

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anúncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site