Coronariopatia

Como interpretar os níveis de troponina ultrassensível em pacientes com suspeita de síndrome coronariana aguda?

cate escolhido

No post anterior, fizemos uma breve revisão sobre troponina ultrassensível (tropo-us). Hoje veremos como intrepretar este exame.

– o algoritmo usado no novo guideline europeu de SCA é bastante similar ao que colocamos neste post de 2012.

– caso a primeira medida venha abaixo do limite superior da normalidade, o paciente já tenha > 6h do início dos sintomas, escore GRACE abaixo de 140 e outros diagnósticos diferenciais (ex: embolia pulmonar) tenham sido excluídos ou considerados pouco prováveis, o paciente seria encaminhado para teste não invasivo para isquemia o qual pode ser realizado ainda durante a internação ou de forma precoce ambulatorialmente.

– dúvida: caso os pacientes preencha os critérios acima, tanto faz pedir teste ergométrico simples, cintilografia, eco stress, etc? Não. O ideal é pedir teste não invasivo com o uso de imagem (ex: eco stress, cintilografia miocárdica ou rnm cardíaca) já que são mais acurados que o teste ergométrico simples.

– caso a primeira medida seja abaixo do limite superior da normalidade mas o paciente tenha iniciado os sintomas há menos de 6 horas o indicado é repetir-se nova medida de tropo-us após 3h da coleta da primeira amostra. Se na segunda dosagem a tropo-us persistir abaixo do limite superior da normalidade, segue-se a mesma estratégia citada acima. Caso a tropo-us eleve-se acima destes limites, seguir estratpegia abaixo.

– caso os valores estiverem aumentados mas abaixo de 5-6x o limite superior da normalidade o indicado é repetir-se nova medida de tropo-us após 3h da coleta da primeira amostra. Se as medidas não apresentarem mudança expressiva entre si – avaliar outros diagnósticos diferenciais. Se aumento relevante (acima de 1x o limite superior da normalidade) – considerar encaminhar o paciente para cateterismo cardíaco. Ex: paciente com quadro de dor torácica chega a emergência com ecg inespecífico e primeira tropo-us colhida é de 0,8 (normal até 0,5) Segunda medida colhida após 3h vem de 1,1 (aumento entre as duas dosagens de 0,3, portanto menor que 0,5) – avaliar outros diagnósticos. Já se a segunda dosagem vier de 2,1 (diferença de 1,3 e assim bem acima de 0,5) considerar fortemente encaminhar para cateterismo cardíaco. 

– dúvida: se o paciente vier ao pronto-socorro com dor torácica típica e com tropo-us bastante elevada obviamente vou mandar para cate. Mas e se a tropo-us vier alterada mas a dor não for convincente e o paciente não tiver nenhum fator de risco para doença cardiovascular? Em casos em que a probabilidade clínica de coronariopatia for considerada baixa ou intermediária, pode-se recorrer à angiotomografia de artérias coronárias para elucidação. Este exame possui grande valor preditivo negativo em descartar coronariopatia.

– caso o paciente com quadro clínico sugestivo de SCA apresente níveis iniciais de tropo-us muito elevados (acima de 5-6 x o limite superior da normalidade) o mesmo já poderia ter estratégia invasiva com cateterismo indicada. Ressalta-se que para isto o quadro clínico tem que ser considerado sugestivo (ex: dor torácica típica). Um paciente que chega com um mal estar inespecífico na emergência e que alguém solicita tropo-us no meio a vários exames e a mesma vem com alteração tem que ser avaliado de forma criteriosa. Na dúvida, repete-se outra dosagem de tropo-us após 3h da primeira coleta para ver-se o comportamento da mesma. Caso persista inalterado, isto fala contra SCA devendo se avaliar outras hipóteses.

– para determinados kits de tropo-us é validada inclusive estratégia ainda mais rápida que usa 2 medidas de tropo-us, uma na chegada do paciente e outra após 1h da coleta da primeira amostra. No guideline são citados os kits que podem ser utilizados para tal fim.

Publicidade

Banner Atheneu

Banner Curso Pré Operatório

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: