Coronariopatia Emergências

Devo usar morfina em paciente com síndrome coronariana aguda?

Escrito por Eduardo Lapa

Esta publicação também está disponível em: Português Español

Devo usar morfina na síndrome coronariana aguda? Diretrizes mais antigas falavam que sim. Basta ler o que está lá na Diretriz de 2013 da Sociedade Brasileira de Cardiologia:

Ou seja, era para fazer. Classe I é aquilo que tem benefício segundo os autores e que é para fazer de rotina.

Mas isso foi em 2013. De lá para cá, novas evidências surgiram. Um dos trabalhos mais relevantes foi publicado pelo nosso colaborador Remo Holanda. Você pode ver o resumo aqui. Em resumo, foi visto que morfina poderia na verdade aumentar o risco de eventos cardiovasculares na síndrome coronariana aguda. Este efeito poderia ser secundário ao retardo na absorção de antiplaquetários, o que reduziria o efeito destes.

Mediante esta e outras evidências, a nova diretriz da SBC de Síndrome Coronariana aguda sem Supra de ST (da qual eu e Dr Remo somos autores) trouxe nova recomendação em relação à morfina. Olha o que está lá:

Na prática então, como fazer? As medicações de primeira escolha para controle da dor torácica no paciente com SCA são os nitratos e os betabloqueadores (obviamente, desde que o paciente não tenha contraindicação a estes fármacos). Então, chegou lá para você um paciente com SCA sem supra e com dor torácica, geralmente se começa com nitrato sublingual ou, idealmente, nitroglicerina IV. Não controlou? Pensar em bbloq venoso. Não controlou, pensar em morfina e ficar atento que esse paciente está cursando com dor refratária. Nestes casos, a indicação geral é de fazer cateterismo cardíaco de emergência uma vez que o paciente pode estar com a artéria fechada.

 

Curso Cardiopapers

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site

%d blogueiros gostam disto: