Lípides

Estudo dal-OUTCOMES: vale a pena aumentar o HDL?

Como já foi publicado previamente nesse blog (estudo de fase 2  dal-VESSEL), o dalcetrapib se mostrou seguro e aumentou significativamente o HDL. Restava saber se essa elevação significativa de HDL poderia resultar em algum benefício em desfechos clínicos.

Foi publicado recentemente no NEJM o estudo dal-OUTCOMES para nos dar essa resposta – avaliou 15.871 pacientes com diagnóstico recente de SCA – comparou o inibidor da enzima CETP dalcetrapib 600mg/d com placebo, associado ao tratamento clínico padrão.

O end-point primário foi um composto de morte por doença coronariana, infarto não fatal, AVC isquêmico, angina instável ou PCR com ressuscitação.

Houve uma melhora significativa do HDL naqueles que fizeram uso de dalcetrapib (aumento de 31-40%, comparado com 4-11% no grupo placebo).  Não houve mudança nos níveis de LDL. Apesar desses resultados, não houve diferença significativa em desfechos primários. Não houve diferença também em mortalidade por todas as causas.

O motivo da falta de benefício é, ainda, questionado. Talvez o HDL seja protetor em pessoas sadias e tenham sua composição alterada na presença de doença coronariana aguda. Talvez esse HDL elevado com o efeito da medicação seja disfuncional. Ou talvez a discreta elevação de PA em pacientes que usaram dalcetrapib tenha interferido nos desfechos.

Aguardamos os resultados dos estudos de fase 3 dos seus irmãos de classe anacetrapib (DEFINE) e evacetrapib, que elevam de forma mais significativa o HDL e reduzem também o LDL.

Referência

  1. Effects of Dalcetrapib in Patients with a Recent Acute Coronary Syndrome. Gregory G. Schwartz, M.D. N ENGL J MED 67;22 2094 nejm.org november 29, 2012

Deixe um comentário

Sobre o autor

Fernando Figuinha

Fernando Figuinha

Especialista em Cardiologia pelo InCor/ FMUSP
Médico cardiologista do Hospital Miguel Soeiro - Unimed Sorocaba.
Presidente - SOCESP Regional Sorocaba.

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: