Insuficiência Cardíaca

Estudo PROTECT: o papel do NT-proBNP para guiar o tratamento da IC

Há um bom tempo se estuda o papel de biomarcadores, como o BNP, para ajudar a guiar o tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca, com resultados diversos.

Um novo estudo chamado PROTECT comparou o tratamento guiado pelas concentrações de NT-proBNP com o tratamento padrão.

Foi um estudo unicêntrico, prospectivo, onde foram avaliados 151 pacientes com IC sistólica, num seguimento médio de 10 meses. A meta do grupo de terapia guiada era atingir níveis séricos < ou = a 1,0pg/ml de NT-proBNP.

O grupo de terapia guiada apresentou uma redução de risco de 56% em eventos cardiovasculares, quando comparados ao tratamento padrão (p 0,009 – end point primário – caracterizado por piora da IC, hospitalização por IC, SCA, arritmia ventricular, isquemia cerebral ou morte cardiovascular). Além disso, apresentou melhora na qualidade de vida e um maior aumento relativo da fração de ejeção quando comparado com o tratamento padrão (end points secundários). Não houve piora significativa de função renal ou mais hipotensão no grupo de terapia guiada.

Devemos lembrar que esse é um estudo unicêntrico e pequeno, devendo portanto ser interpretado com cautela. Apesar disso, é o melhor estudo apresentado até agora a mostrar que é possível haver benefícios com o tratamento guiado por biomarcadores, quando comparados ao tratamento guiado por sintomas.

Referência: Januzzi JL Jr, Rehman SU, Mohammed AA, et al. Use of amino-terminal pro-B-type natriuretic peptide to guide outpatient therapy of patients with chronic left ventricular systolic dysfunction. J Am Coll Cardiol 2011; 58:1881-1889.

Deixe um comentário

Sobre o autor

Fernando Figuinha

Fernando Figuinha

Especialista em Cardiologia pelo InCor/ FMUSP
Médico cardiologista do Hospital Miguel Soeiro - Unimed Sorocaba.
Presidente - SOCESP Regional Sorocaba.

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: