Insuficiência Cardíaca

Existe algum risco do Sacubitril/Valsartana causar doença de Alzheimer?

Jefferson Vieira
Escrito por Jefferson Vieira

Ao atravessar a barreira hematoencefálica, a neprilisina (NEP) é uma das mais de 20 enzimas responsáveis pela degradação da substância beta-amiloide (Aβ), componente das placas de amiloide da doença de Alzheimer. Um potencial contrafeito da inibição crônica da NEP é de que a deposição de Aβ no cérebro poderia levar a alterações cognitivas e de memória.

Estudos com macacos e ratos demonstraram o aumento da Aβ com a inibição da NEP, assim como já havia sido demonstrado no passado com a inibição da ECA. Em 2016, um estudo multicêntrico avaliou as concentrações de Aβ no líquido cefalorraquidiano de 43 humanos saudáveis e confirmou a passagem do Sacubitril/Valsartana pela barreira hematoencefálica, mas sem deposição das frações Aβ 1-40 e 1-42 que parecem ser as responsáveis pelas alterações cognitivas e demenciais. Houve um discreto aumento na Aβ 1-38, cujo papel na demência não está claro.

No PARADIGM-HF, eventos adversos relacionados com cognição, memória e demência não foram maiores no grupo do Sacubitril/Valsartana, mesmo quando comparados à população de outros estudos como do VALHEFT (Valsartana), CORONA (Rosuvastatina) e ATMOSPHERE (Aliskireno). De qualquer forma, como o estudo não foi desenhado para avaliar esse desfecho específico, a função cognitiva deve ser acompanhada durante o tratamento crônico com o Sacubitril/Valsartana, especialmente em indivíduos idosos. O estudo PARAGON-HF, em andamento, está avaliando os efeitos do Sacubitril/Valsartana sobre a função cognitiva de pacientes com IC de fração de ejeção preservada, e deve ser publicado até 2019.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

Vodovar N, Paquet C, Mebazaa A, et al. Neprilysin, cardiovascular, and Alzheimer’s diseases: the therapeutic split? Eur Heart J. 2015;36:902–5.

Langenickel TH, Tsubouchi C, Ayalasomayajula S, et al. The effect of LCZ696 on amyloid-beta concentrations in cerebrospinal fluid in healthy subjects. Br J Clin Pharmacol. 2016 May; 81(5): 878–890.

Cannon JA, Shen L, Jhund PS, et al. Dementia‐related adverse events in PARADIGM‐HF and other trials in heart failure with reduced ejection fraction. Eur J Heart Fail. 2017 Jan;19(1):129-137.

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Jefferson Vieira

Jefferson Vieira

Residência em Cardiologia pelo Instituto de Cardiologia/RS
Especialista em Cardiologia pela SBC
Especialista em Insuficiência Cardíaca e Transplante Cardíaco pelo InCor/FMUSP
Doutor em Cardiologia pela FMUSP
Médico-assistente do programa de Insuficiência Cardíaca e Transplante Cardíaco do Hospital do Coração de Messejana

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: