Sem categoria

Profilaxia de endocardite infecciosa: o que dizem os diferentes guidelines?

 

im

Já vimos neste post e neste post as recomendações da sociedade brasileira de cardiologia para profilaxia de endocardite. Mas o que as sociedades internacionais falam sobre o tema? Vamos lá:

– NICE (Inglaterra) – não se recomenda profilaxia para NENHUM paciente

– ESC (sociedade europeia de cardiologia) – recomenda usar profilaxia para os pacientes de ALTO RISCO que irão se submeter a procedimentos dentários com provável lesão da mucosa oral. Os pctes de alto risco são:

1- Endocardite prévia

2- Prótese valvar (incluindo prótese implantada via percutânea ou casos em que se usou material protético para reparar uma valva nativa)

3- Pacientes com cardiopatia congênita cianótica

4- Pacientes com cardiopatia congênita nos primeiros 6 meses após implante de material protético. Exemplo: pcte realizou fechamento de CIA com prótese percutânea. Nos primeiros 6 meses este material ainda não foi epitelizado e assim serve como sítio para a proliferação de bactérias. Após 6 meses, este risco diminui bastante. Caso tenha ficado algum defeito residual – recomenda-se usar profilaxia para o resto de vida. Exemplo: paciente que colocou prótese para fechamento de CIV mas que terminou ficando com pequena CIV residual.

Os europeus NAO recomendam profilaxia para procedimentos gastrointestinais ou genituurinários

– Por fim, os americanos – basicamente são as mesmas recomendações dos europeus mas eles incluem também o grupo de pacientes submetidos a transplante cardíaco que desenvolvem valvopatia no pós-op. O mais comum é haver aparecimento de insuficiência tricúspide de graus variáveis muitas vezes secundária às frequentes biópsias de VD que são necessárias após o Tx cardíaco.

Confuso? Que sociedade seguir? Bem, é a velha história: quando há várias recomendações diferentes sobre um mesmo tema isto normalmente reflete falta de dados científicos sólidos sobre o assunto. Para os que irão prestar prova de título de especialista de cardiologia aqui no Brasil, parece prudente seguir as recomendações da SBC para responder às perguntas. 

Curso Preparatório

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto:
X