Não categorizado Prevenção

Já Viu a Nova Calculadora de Risco Cardiovascular?

Escrito por Humberto Graner

Esta publicação também está disponível em: Português

Foi disponibilizada recentemente uma nova calculadora de risco cardiovascular, a PREVENT. Apresentada no AHA 2023, esta nova calculadora moderniza e expande o antigo “ASCVD Risk” do American College of Cardiology/American Heart Association, permitindo estimativas de risco de 10 e 30 anos para eventos como infarto, AVC e insuficiência cardíaca (doença cardiovascular aterosclerótica).

É importante ressaltar que essa nova ferramenta, publicada na Circulation e disponibilizada online, não é exatamente uma diretriz, mas apresenta e justifica a nova calculadora. No entanto,  sentimos que isso pode ser algo que as diretrizes futuras poderão adotar.

Esta calculadora destina-se a pacientes de prevenção primária (ou seja, SEM doença coronariana, acidente vascular cerebral ou insuficiência cardíaca) com idades entre 30 e 79 anos. A estimativa do risco absoluto pode ajudar e orientar médicos e pacientes na tomada de decisões compartilhadas para intervenções direcionadas à modificação do estilo de vida e consideração de tratamentos farmacológicos.

A calculadora fornece estimativas de risco de 10 anos para indivíduos de 30 a 79 anos de idade, e estimativas de risco de até 30 anos para aqueles com 30 a 59 anos de idade. As equações da PREVENT foram desenvolvidas pela American Heart Association. As equações de risco foram derivadas e validadas numa amostra grande e diversificada de mais de 6 milhões de indivíduos. A versão disponibilizada online utiliza o modelo-base, e os modelos complementares que incorporam hemoglobina A1c, relação albumina/creatinina na urina e índice de privação social estão atualmente em desenvolvimento. É importante notar que o risco para cada desfecho (doença cardiovascular, doença aterosclerótica, e insuficiência cardíaca) é calculado por modelos separados.

Quais os diferenciais?

Uma mudança importante é que a PREVENT permite que a avaliação de risco comece quando o paciente tem apenas 30 anos de idade, 10 anos antes dos escores de risco tradicionais. Isso permite iniciar essas conversas mais precocemente e expandir o horizonte de tempo com o qual estamos discutindo com nossos pacientes.

Além disso, a calculadora introduz aspectos e variáveis que foram chamadas de CKM (Cardiovascular-Kidney-Metabolic), que abrange a interconexão entre obesidade, diabetes, doença renal crônica e sistema cardiovascular. O termo CKM realça o impacto negativo destes fatores (muitas vezes interligados) na saúde cardiovascular e morte prematura, reforçando a importância de cuidados integrados.

Outra novidade são variáveis relacionadas a a determinantes sociais de saúde. Eles eliminaram a raça, assumida como uma construção social e não um preditor biológico fidedigno (dada a miscigenação),  e acrescentaram um índice de privação social.

O risco é estimado não só para doença cardiovascular aterosclerótica, mas também para insuficiência cardíaca.

Clica aqui para conhecer a nova calculadora!

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Banner ECG

Deixe um comentário

Sobre o autor

Humberto Graner

Co-Editor do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Medicina Intensiva
Professor das Faculdades de Medicina da UFG e UniEvangélica (Goiás)
Doutor em Ciências pelo InCor-HCFMUSP
Fellowship em Coronariopatias Agudas pelo InCor-HCFMUSP
Coordenador do Pronto Atendimento do Hospital Israelita Albert Einstein - Unidade Goiânia (GO)
Pesquisador da ARO (Academic Research Organization) - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo (SP)

Deixe um comentário

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anúncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site