Prevenção

Pacientes com escore de cálcio elevado precisam de Aspirina?

Escrito por Humberto Graner

Esta publicação também está disponível em: Português

A aspirina teria algum benefício em pacientes de prevenção primária com escore de cálcio coronariano (ECC) elevado? As diretrizes mais recentes sobre o uso da aspirina em baixas doses na prevenção primária de doença cardiovascular aterosclerótica (DCVA) indicam um risco aumentado de sangramento sem benefício líquido. Esta recomendação é baseada nas evidências mais recentes, e tem desencorajado o uso de aspirina globalmente desde então.  Mas e se o paciente tiver alta carga aterosclerótica e baixo risco de sangramento?

Uma nova revisão sistemática objetivou analisar estudos mais recentes que investigaram o papel do ECC na prevenção primária com aspirina. Os principais achados foram:

⇒ A aspirina tem um benefício líquido na prevenção primária se ECC ≥ 100 + risco de DCVA ≥ 5% + baixo risco de sangramento + idade < 70 anos

⇒ A aspirina também poderia ter um benefício líquido se ECC ≥ 100, DCVA <5% (ou Framingham < 10%) e baixo risco de sangramento, embora sejam necessárias mais evidências

⇒ A aspirina tem causa mais danos que benefícios se o risco de sangramento for alto, independentemente do escore de cálcio ou do risco de DCVA

⇒ Poderia ser simples, mas o fato é que atualmente não existe uma ferramenta amplamente validada para prever o risco de sangramento com aspirina, o que cria dificuldades em delinear com precisão o risco.

⇒ Por fim, as evidências também mostram um dano líquido para o uso de aspirina em baixo risco de DCVA (<5%), independentemente do ECC.

Logo, a decisão de se utilizar aspirina na prevenção primária, mesmo em pacientes com ECC elevado tem nuances que não podem ser negligenciadas.

O conceito de individualização continua sendo a tônica nestes casos.

Referência

Doshi A, Gandhi H, Patel KN, Majmundar M, Doshi R. Aspirin for Primary Prevention in patients with Elevated Coronary Calcium Score: A systematic review of current evidences. Am J Cardiol. 2024 Mar 26:S0002-9149(24)00219-4.

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Banner ECG

Deixe um comentário

Sobre o autor

Humberto Graner

Co-Editor do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Medicina Intensiva
Professor das Faculdades de Medicina da UFG e UniEvangélica (Goiás)
Doutor em Ciências pelo InCor-HCFMUSP
Fellowship em Coronariopatias Agudas pelo InCor-HCFMUSP
Coordenador do Pronto Atendimento do Hospital Israelita Albert Einstein - Unidade Goiânia (GO)
Pesquisador da ARO (Academic Research Organization) - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo (SP)

Deixe um comentário

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anúncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site