Arritmia ECG

Qual a principal causa de morte em jovens durante a prática de exercícios físicos?

Eduardo Lapa
Escrito por Eduardo Lapa

Resposta rápida: morte súbita de origem cardiovascular! Não é embolia pulmonar, não é ruptura de aneurisma cerebral. E quais as causas de morte súbito de etiologia cardíaca? Existem inúmeras. Coronariopatia, miocardiopatias de forma geral (com enfoque grande em miocardiopatia hipertrófica), canalopatias como a Síndrome de Brugada, etc.

Como identificar estes pacientes? O método mais usado é o eletrocardiograma de repouso. Contudo, este método tem sensibilidade e espeficidade limitadas. Há algumas situações situações particulares em que o ECG costuma ser normal:

1- coronariopatia aterosclerótica precoce

2- anomalia de coronárias

3- aortopatias

Alguns casos de displasia arritmogência de ventrículo direito também podem apresentar ECG normal.

Referência: Sharma S et al. International Recommendations for Electrocardiographic Interpretation in Athletes. J Am Coll Cardiol 2017.

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

2 comentários

    • Lucas, isso é bastante controverso. Já publicamos alguns posts sobre o assunto. A escola italiana indica ecg em todos os pctes antes da prática de atividade física. A escola americana já é bem mais restritiva em relação a este exame. A maioria dos pacientes, pelas diretrizes americanas, só precisaria ser submetida a história clínica detalhada e exame físico minucioso. Enfim, não há consenso sobre o assunto e em todo congresso se debate isto. Como cardiologistas aqui no Brasil não há como não ter um ecg em mãos ao avaliar um paciente.

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: