Coronariopatia Lípides

Inibidores de PCSK9 reduzem placa?

Escrito por Humberto Graner

Esta publicação também está disponível em: Português

Mensagem Principal:

O estudo ARCHITECT, focado em pacientes com hipercolesterolemia familiar sem doença cardiovascular, mostrou que o tratamento com alirocumabe, um inibidor da PCSK9, associada a estatina de alta potência, foi capaz de reduzir a carga de placas ateroscleróticas.

Por que o estudo foi feito?

As primeiras indicações dos inibidores de PCSK9 envolviam pacientes com hipercolesterolemia familiar que não atingiam meta, ou que não podiam fazer uso de estatinas. Por outro lado, estudos prévios já demonstraram que iPCSK9 podem reduzir volume de placa aterosclerótica. Mas isso também acontece em pacientes com hipercolesterolemia familiar?

Como fizeram o estudo?

Este estudo de fase IV, aberto, multicêntrico e de braço único, envolveu 104 pacientes (idade mediana de 53,3 anos, sendo 51,9% mulheres) com hipercolesterolemia familiar e aterosclerose subclínica, que foram submetidos a angiografia por tomografia computadorizada coronariana no início e após 78 semanas de tratamento. Os participantes – que já estavam em uso de estatinas de alta potência – receberam alirocumabe 150 mg a cada 14 dias.

Quais foram os principais resultados?

Observou-se uma redução na carga de placa coronariana de 34,6% para 30,4% após o tratamento – redução absoluta média de 4,6%. A porcentagem de núcleo lipídico instável da placa também diminuiu significativamente em 6,6%, de 14,1% para 8,0%. Fatores como maior carga de placa inicial e maior proporção de núcleo instável estavam significativamente relacionados à regressão da carga de placa.

Na Prática!

O tratamento combinado com alirocumabe e estatina de alta intensidade pode ser mais eficaz em pacientes com maior carga de placa e maior proporção de núcleo lipídico. Esses achados sugerem que a terapia intensiva e combinada que inclua um inibidor de PCSK9 e estatinas pode um papel importante no manejo de pacientes com hipercolesterolemia familiar, contribuindo para a regressão da aterosclerose coronariana.

Referência

Pérez de Isla L, Díaz-Díaz JL, Romero MJ, et al; SAFEHEART Investigators. Characteristics of Coronary Atherosclerosis Related to Plaque Burden Regression During Treatment With Alirocumab: The ARCHITECT Study. Circ Cardiovasc Imaging. 2024 Jan;17(1):e016206. doi: 10.1161/CIRCIMAGING.123.016206. Epub 2024 Jan 11.

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Banner ECG

Deixe um comentário

Sobre o autor

Humberto Graner

Co-Editor do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Medicina Intensiva
Professor das Faculdades de Medicina da UFG e UniEvangélica (Goiás)
Doutor em Ciências pelo InCor-HCFMUSP
Fellowship em Coronariopatias Agudas pelo InCor-HCFMUSP
Coordenador do Pronto Atendimento do Hospital Israelita Albert Einstein - Unidade Goiânia (GO)
Pesquisador da ARO (Academic Research Organization) - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo (SP)

Deixe um comentário

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anúncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site