Valvopatias

ASLO elevada quer dizer que meu paciente tem febre reumática aguda?

Eduardo Lapa
Escrito por Eduardo Lapa

Essa é uma dúvida frequente entre estudantes de medicina. Se estiver à frente de um paciente com dores articulares ou com um quadro cardiovascular (exemplo: sopro novo detectado) e os níveis sanguíneos de ASLO vierem aumentados, isso quer dizer que posso dar o diagnóstico de febre reumática aguda? A resposta é curta e simples: NÃO!!!! Por quê?

O ASLO ou anticorpo anti estreptolisina O é, como o nome diz, um anticorpo que surge em nosso corpo como resposta a uma infeção por um tipo de bactéria chamado de estreptococo. OK. E daí? Daí que alguns pacientes que fazem faringoamigdalite por este tipo de estreptococo podem desenvolver a chamada febre reumática aguda, em que os anticorpos produzidos para matar a bactéria terminam agredindo partes do corpo como o coração e as articulações. Então, fica simples:

artrite aguda + ASO elevada ou comprometimento agudo do coração (ex: miocardite) + ASLO elevada = febre reumática aguda, certo? Não é tão simples. Para fecharmos o diagnóstico de febre reumática aguda, vários critérios têm que ser preenchidos. Apenas artrite ou cardite com ASLO elevada não fecha critério.

A elevação dos títulos de ASLO se inicia por volta do 7o dia após a infecção e atinge o pico entre a 4a e a 6a semana, mantendo-se elevada por meses, às vezes até por 1 ano após a infecção. Ou seja, a pessoa pode ter uma ASLO aumentada agora por um amigdalite que teve 1 ano atrás e isso não ter absolutamente nada a ver com um processo agudo que esteja sofrendo agora (ex: miocardite). Da mesma forma, cerca de 20% dos pacientes com febre reumática não cursam com elevação da ASLO.

Resumindo:

  • A elevação isolada dos títulos da ASLO significa apenas que o paciente teve contato com o estreptococo. Não significa que o paciente teve um episódio de febre reumática.

Publicidade

Banner Atheneu

Banner Curso Pré Operatório

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: