Coronariopatia

IAM com supra em hospital sem hemodinâmica: o que fazer? Trombolisar ou transferir?

Supra + BRD + BDAS 2

Dúvida frequente: você recebe um paciente com IAM com supra de ST em serviço que não possui cateterismo de emergência disponível. Qual deve ser a conduta? Transferir o paciente para hospital com hemodinâmica ou trombolisar logo? O guideline americano de IAM com supra de 2013 resume da seguinte forma:

– se o tempo entre o primeiro contato do paciente com a equipe de saúde e a insuflação do balão na hemodinâmica for estimado em menos de 2 horas – transferir o paciente.

Exemplificando:

Paciente chega em emergência de hospital com dor torácica há 2 horas. Após 20 minutos de sua chegada no hospital foi feito  ECG e visto por médico que identificou supra de ST em parede anterior. Há um hospital há 30 minutos de distância do primeiro serviço que é rapidamente contactado e é permitida a transferência do paciente. 20 minutos desde a chegada ao primeiro hospital até fazer o ecg + 30 minutos para percorrer o percurso entreos 2 hospitais = 50 minutos. Mesmo que ao chegar ao outro serviço demore 20 ou 30 minutos para o paciente ser levado para hemodinâmica ainda vale a pena transferir pois a princípio será angioplastado em menos de 2 horas após a chegada ao primeiro hospital.

Outro exemplo:

Paciente chega com dor torácica há 1 hora em pequeno hospital do interior. Após 20 minutos dá-se o diagnóstico de IAM com supra inferior. O serviço com hemodinâmica mais próximo fica há 3 horas de carro do local. Neste caso, por mais rápido que seja o transporte não se conseguirá fazer a angioplastia em menos de 2 horas após a chegada do paciente ao hospital. Ou seja, se não houver conraindicação ao trombolítico, é melhor trombolisar logo. 

Publicidade

Banner Atheneu

Banner Curso Pré Operatório

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: