Arritmia

Podemos usar apixabana em pacientes dialíticos? Veja o que mostra um novo estudo

Escrito por Valkercyo Feitosa

Esta publicação também está disponível em: Português Español

Os pacientes em diálise portadores de fibrilação atrial (FA) possuem risco elevado de eventos tromboembólicos (TE). O uso de anticoagulantes é comprovadamente benéfico em reduzir TE, apesar do risco de sangramento, nos pacientes com DRC não dialítica.
Na população em diálise, o risco de sangramento associado com Varfarina é elevado, sendo controverso anticoagulação para profilaxia primária (CHADS2vaSC ≥2). Os Novos Anticoagulantes Orais (NOAC) são pouco estudados nesta população, tendo em vista exclusão dos pacientes dialíticos nos principais estudos.
Estudo publicado recentemente no Circulation buscou avaliar o benefício clínico do Apixaban, inibidor direto do fator Xa, em pacientes em diálise e portadores de FA.
Trata-se de um estudo retrospectivo, entre 2010 e 2015, utilizando sistema de dados americano (USRDS), que analisou pacientes em diálise (HD/DP), portadores de FA não valvar e que estavam em uso de anticoagulação (Varfarina ou Apixaban). O objetivo do estudo foi comparar taxas de AVC/TE, sangramentos maiores e morte.
— Dos resultados:
1. A taxa de AVC/TE não foi diferente entre usuários de Apixaban vs Varfarina;
2. A taxa de sangramentos maiores foi significativamente menor nos usuários de Apixaban;
3. Quando avaliado dose padrão do Apixaban (5mg 2x/dia), ocorreram menores taxas de AVC/TE, sangramentos e mortes;
4. Quando avaliado dose menor do Apixaban (2,5mg 2x/dia), ocorreram menores taxas de sangramentos, mas sem diferenças quanto AVC/TE ou morte;
— Devido a segurança clínica, os novos anticoagulantes ganham cada vez mais espaço. Na população em diálise a Varfarina pode ser danosa pelo risco de sangramento e aumento paradoxal de eventos embólicos, a literatura é escassa e controversa.
Apesar de ser um estudo observacional (inúmeros vieses), este trabalho mostra certa segurança no uso do Apixaban em pacientes dialíticos, sem aumento de sangramentos e com tendência a redução de TE, quando comparado a Varfarina.

O que dizem as diretrizes sobre este assunto? A recente diretriz americana de FA publicada há menos de 1 mês diz que:

  • Paciente com FA e indicação de anticoagulação mas com ClCr < 15 mL/min? Considerar varfarina ou apixabana (esta é uma recomendação fraca – IIb)
  • NÃO usar edoxabana, rivaroxabana e dabigatrana em pacientes com ClCr < 15 mL/min

 

Curso Cardiopapers

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Valkercyo Feitosa

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site

 

%d blogueiros gostam disto: