Hipertensão arterial sistêmica

Qual o problema com a losartana que todos estão comentando?

Escrito por Eduardo Lapa

Esta publicação também está disponível em: Português Español

Dias atrás foram divulgadas notícias sobre o recolhimento de lotes de losartana do mercado que causaram muitas dúvidas entre médicos e pacientes. O que aconteceu? Losartana poderia causar câncer? Todos os pacientes que usam a medicação devem interromper o seu uso? O que devo orientar o meu paciente? Vamos lá para uma breve revisão sobre o assunto.

O que de fato aconteceu?

De fato houve um recolhimento de lotes da medicação losartana potássica do mercado. Mas, isto ocorreu com alguns lotes da medicação produzida especificamente pela Sanofi Medley. Ou seja, primeiro ponte relevante: não são todas as losartanas do mercado que estão nesta categoria.

OK. Mas, por que houve este recolhimento? O problema foi a detecção de níveis aumentados de impurezas potencialmente carcinogênicas nestes lotes. Fato similar ocorreu 3 anos atrás como reportamos neste texto. Na época, virou inclusive notícia no New England Journal of Medicine.

Os produtos que estão sendo recolhidos atualmente são as seguintes apresentações da marca citada:

  • Losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg;
  • Losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg;
  • Losartana potássica 50 mg;
  • Losartana potássica 100 mg

O recall não apresenta custo para os consumidores. Os médicos devem orientar seus pacientes sobre a devolução. Quem tiver qualquer lote desses produtos, basta ligar para o SAC da Medley: 0800-703-0014.

Resumindo:

  • Seu paciente usa losartana e lhe ligou desesperado pelas notícias que ouviu na mídia? Peça que ele confira qual a marca da medicação. Não é da empresa citada acima? Segue o jogo. Continuar o tratamento normalmente. Já se o paciente usar algumas das apresentações citadas acima produzida pela Sanofi Medley, oriente seu paciente a entrar em contato com o SAC da Medley.

Referências:

Conselho regional de farmácia do estado do Paraná. 

Site pebmed

Curso Cardiopapers

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anúncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site

 

%d blogueiros gostam disto: