Cardiometabolismo Hipertensão arterial sistêmica

Cirurgia Bariátrica Pode Curar a Hipertensão de Pacientes com Obesidade

Escrito por Humberto Graner

Esta publicação também está disponível em: Português

A hipertensão é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, mas apenas 25% dos pacientes conseguem controlá-la eficazmente, apesar da ampla disponibilidade de tratamentos acessíveis. A obesidade, comum em pacientes hipertensos, é um agravante edesafia o controle da PA. Estratégias para controlar o peso são essenciais para combater a hipertensão e suas complicações. Embora modificações no estilo de vida, incluindo dieta saudável, aumento da atividade física e redução do sedentarismo, possam reduzir a adiposidade e diminuir a PA, a perda de peso a longo prazo e o controle da pressão arterial são desafiadores, com altas taxas de reincidência.

O estudo GATEWAY buscou avaliar os efeitos da cirurgia bariátrica no controle da pressão arterial em indivíduos hipertensos obesos com mais de 3 anti-hipertensivos. Ele incluiu 100 pessoas com índice de massa corporal médio de 36,9 ± 2,7 kg/m 2 que foram randomizadas para bypass gástrico em Y-de-Roux (BGYR) + tratamento clínico medicamentoso versus tratamento clínico apenas para hipertensão. O desfecho primário foi uma redução ≥30% dos medicamentos anti-hipertensivos, mantendo a PA <140/90 mm Hg.

Consistente com os dados do estudo GATEWAY de 1 e 3 anos, o BGYR foi associado a reduções significativamente maiores nos medicamentos anti-hipertensivos (80,7% alcançaram ≥30% de redução da medicação anti-hipertensiva) para manter a PA <140/90 mm Hg em comparação com o tratamento medicamentoso isoladamente (13,7 %).

Aos 5 anos, os participantes submetidos ao BGYR estavam tomando em média 0,80 medicamentos anti-hipertensivos versus 2,97 no braço de tratamento clíonico para controlar a PA na meta. E importante: quase 50% dos participantes no braço BGYR alcançaram remissão da hipertensão, em comparação com apenas 2% no braço de terapia médica. Estas descobertas a longo prazo destacam ainda mais a importância de tratar a obesidade de forma eficaz e duradoura para controlar a PA.

Comentários

A obesidade é uma das principais causas de hipertensão resistente, muitas vezes necessitando de 3 ou mais medicamentos para controlar a PA, e é um importante fator para outros distúrbios cardiometabólicos, aumentando ainda mais a morbidade e a carga de medicamentos.  Embora se acredite que a obesidade aumente a PA através de múltiplos mecanismos neuro-hormonais e renais, ainda não se sabe se as reduções da PA associadas à cirurgia bariátrica são causadas pela reversão desses mecanismos, ou causadas pela diminuição da ingestão calórica e redução da adiposidade, ou ainda por outras vias originadas no trato gastrointestinal.

Os novos agentes farmacológicos, como agonistas de receptores ao glucagon (arGLP-1) e polipeptídeos insulinotrópicos, oferecem resultados promissores na perda de peso e redução da PA, mas têm limitações como alto custo e recuperação do peso após a interrupção. Atualmente, não existem ensaios clínicos randomizados que comparem a eficácia a longo prazo de novas farmacoterapias para perda de peso e cirurgia bariátrica no tratamento da obesidade e distúrbios cardiometabólicos associados, incluindo hipertensão. A terapia combinada destes novos medicamentos com cirurgia bariátrica pode ser um caminho para o tratamento a longo prazo da obesidade mórbida.

A não adesão a medicamentos anti-hipertensivos e a inércia terapêutica também são desafios significativos para o controle da pressão arterial. A cirurgia bariátrica demonstrou eficácia na redução de comorbidades relacionadas à obesidade, incluindo hipertensão, mas a análise de custo-eficácia e a adesão a longo prazo a dietas e medicamentos pós-cirúrgicos requerem mais estudos. Limitações em estudos como o GATEWAY, incluindo tamanho amostral e foco em resultados intermediários, destacam a necessidade de mais pesquisas e a avaliação de seus impactos a longo prazo na pressão arterial e saúde cardiovascular.

Referências

Schiavon C.A., Cavalacanti A.B., Oliveira J.D., et al. “Randomized trial of effect of bariatric surgery on blood pressure after 5 years”J Am Coll Cardiol . 2024;83:6: 637-648. 

Hall M.E., Cohen J.B., Ard J.D., et al. “Weight-loss strategies for prevention and treatment of hypertension: a scientific statement from the American Heart Association”Hypertension . 2021;78:e38-e50.

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Banner ECG

Deixe um comentário

Sobre o autor

Humberto Graner

Co-Editor do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Medicina Intensiva
Professor das Faculdades de Medicina da UFG e UniEvangélica (Goiás)
Doutor em Ciências pelo InCor-HCFMUSP
Fellowship em Coronariopatias Agudas pelo InCor-HCFMUSP
Coordenador do Pronto Atendimento do Hospital Israelita Albert Einstein - Unidade Goiânia (GO)
Pesquisador da ARO (Academic Research Organization) - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo (SP)

Deixe um comentário

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anúncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site