Emergências Insuficiência Cardíaca Terapia Intensiva Cardiológica

Questões em cardiologia 4

Pcte vem a emergência com quadro de icc descompensada. Vem apresentando febre há mais de 1 mês tendo passado por vários serviços de saúde previamente sem identificação da causa. Na admissão apresenta PA 140×60, FC 120 bpm, sinais de congestão pulmonar e sistêmica, extremidades bem perfundidas.

Realizado ecocardiograma que revelou:

httpv://youtu.be/oqSobKvAFxw

httpv://youtu.be/Aevx9TJeWhs

O doppler contínuo na valva aórtica revelou:

O doppler contínuo na aorta abdominal revelou:

 

Para ver a resposta, clique no link abaixo:

RESPOSTA: a alternativa incorreta é colocar um balão intraaórtico no pcte.

COMENTÁRIOS:

Os dois vídeos mostram a presença de uma vegetação grande (1x4cm por 1,1cm) em folheto não coronariano da valva aórtica. Este folheto chega inclusive a prolapsar para o interior da cavidade do VE durante a dástole. As duas figuras seguintes revelam que o PHT é de 88 ms (quando <200 ms sugere refluxo aórtico importante) e que há refluxo holodiastólico em aorta descendente o que também é um achado razoavelmente preciso de IAo importante.

Assim sendo, o diagnóstico do pcte é endocardite infecciosa de valva aórtica nativa + refluxo aórtico importante.

Analisando agora as cinco alternativas:

Colocar BIA – errado. A presença de refluxo aórtico moderado ou importante é uma das principais contraindicações ao uso do BIA. Isto porque o mecanismo de funcionamento do BIA baseia-se justamente na insuflação do balão durante a diástole o que aumenta o sangue que vai para as coronárias neste período. Quando há IAo significante, a insuflação do BIA neste momento acaba piorando o refluxo de sangue da aorta para o interior do VE. 

Uso de diurético endovenoso e de nitroprussiato de sódio – correto. O uso de diuréticos de alça em pctes com IAo aguda ajuda a melhorar o quadro de congestão pulmonar. Lembrar, contudo que de forma geral estes pctes não possuem a água corporal total elevada e assim geralmente não precisam de doses muito elevadas de diuréticos. O uso de nitroprussiato de sódio é benéfico já que por ser um potente vasodilatador arterial diminui significativamente a resistência vascular periférica. Quanto menor a resistência vascular periférica, menor a quantidade de sangue que reflui da aorta para o VE durante a diástole.

Contactar o cirurgião cardíaco – correto. O pcte apresenta quadro de endocardite de valva aórtica com vegetação > 1cm + IAo importante + quadro de ICC. A presença de insuficiência cardíaca é a principal indicação de cirurgia nos pctes com endocardite. Assim, este pcte terá que ser submetido em algum momento a cirurgia, provavelmente de troca valvar aórtica (existe a possibilidade de apenas reparar a valva, mas esta técnica é usada apenas em casos muito selecionados). A questão é de quando abordar o pcte (emergência? urgência?). As diretrizes colocam como indicação de cirurgia de emergência os casos de IC refratária ao tratamento clínico. Nos casos em que o pcte é compensado clinicamente da IC poder-se-ia esperar alguns dias para realizar a abordagem cirúrgica. Isto foi avaliado recentemente em um trabalho publicado na New England. O Dr Luis Cláudio fez uma excelente análise deste estudo no seu blog de medicina baseada em evidências. De uma forma ou de outra, o cirurgião deve ser avisado que há um pcte com endocardite de valva aórtica e indicação cirúrgica. O melhor momento para se realizar a cirurgia vai ser definido em conjunto com a equipe clínica a depender da evolução do pcte (se melhora ou não da congestão com as medidas clínicas, etc).

Iniciar penicilina + oxacilina + gentamicina – correto. Já discutimos previamente aqui no blog sobre o uso de esquemas empíricos para tratar endocardite. As sugestões colocadas neste post são as do consenso europeu de 2009 de endocardite. No Brasil, contudo, a maior parte dos serviços (incluindo o Incor-HCFMUSP) continua usando penicilina + oxa + genta para tratar empiricamente os casos de endocardite de valva nativa. Nestes casos em que o diagnóstico é claro e que o pcte encontra-se com estado geral acometido deve-se iniciar logo após a coleta de hemoculturas o esquema empírico. Após o resultado das hemoculturas estar pronto pode-se direcionar melhor o atb para o agente encontrado.

 

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

1 comentário

  • IAo importante, vegetação grande, com repercussão clínica. Hemoculturas para posteriormente guiar terapêutica, não reduzir FC, contatar equipe cirúrgica para intervenção de urgência.

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: