Sem categoria

Questões em cardiologia

Pcte internado em UTI cardiológica começa a apresentar subitamente quadro de dor em pé direito. Ao exame físico observa-se:

A) httpv://youtu.be/EysK2yd6QSE

B) httpv://youtu.be/T233149B9AQ

C) httpv://youtu.be/ku8mVJHjjHk

D) httpv://youtu.be/atk3pQCP8ts

E) httpv://youtu.be/i-T5rSNyhks

Para ver a resposta, cliquem no link abaixo:

Resposta: Letra D

O caso clínico apresentado mostra um pcte com evento embólico agudo para o membro inferior direito.

A letra A mostra o eco de um pcte com estenose mitral. Esta valvopatia é uma das cardiopatias que mais evoluiu com eventos embólicos periféricos como resultado da estase de sangue dentro do átrio esquerdo. Para uma revisão mais detalhada deste caso, acessem este link.

A letra B mostra a ventriculografia de um pcte com infarto agudo do miocárdio anterior que evoluiu com formação de trombo no ápice do ventrículo esquerdo. O trombo também pode causar fenômenos embólicos periféricos, principalmente quando é agudo, como no caso mostrado. Para uma revisão deste caso, acessem este link.

A letra C mostra a imagem de uma balão intra-aórtico (BIA) em funcionamento. Uma das complicações do BIA é justamente a presença de fenômenos tromboembólicos uma vez que se trata de um corpo estranho em contato com o meio intravascular. Pctes em uso de BIA podem apresentar isquemia de membro inferior tanto pela redução do fluxo pela artéria femoral devido à presença do introdutor arterial no local quanto por surgimento de trombos aderidos ao equipamento que terminam por embolizar distalmente.

A letra D mostra um ecocardiograma de um paciente saudável.

A letra E mostra um ecocardiograma de um pcte com endocardite de valvas mitral e aórtica. Endocardite é uma das cardiopatias que mais cursa com fenômenos embólicos. Para uma revisão deste caso, acessem este link.

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

1 comentário

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: