Sem categoria

Sangramentos e novos anticoagulantes – o que fazer?

Com o avanço nas pesquisas e liberação de novos anticoagulantes para uso na prática clínica, surge a preocupação em relação aos casos de sangramento em pacientes utilizando essas novas drogas –  qual o antídoto utilizar para cada medicamento.

Estudo publicado no Circulation avaliou o efeito do uso de complexo pró-trombínico em pacientes que estavam em uso de 2 novos anticoagulantes – o rivaroxaban (inibidor do fator Xa) e o dabigatran (inibidor da trombina).

Foi um estudo randomizado, duplo-cego, placebo controlado, em 12 voluntários masculinos, que receberam rivaroxaban 20mg 2xd ou dabigatran 150mg 2xd por 2 dias e meio, seguidos de uma dose única em bolus de 50UI/kg de complexo pró-trombínico (CPT) ou salina. Após um determinado período, foi repetido o mesmo procedimento com o outro anticoagulante em cada paciente.

O rivaroxaban levou a um aumento no tempo de protrombina, que foi totalmente revertido com uso de CPT. O dabigatran aumentou o TTPA e o tempo de trombina (TT), e o uso de CPT não reverteu seu efeito.

Concluiu-se, a partir desse estudo, que o CPT parece ser uma opção para reverter sangramento em pacientes usando rivaroxaban, e que o CPT não tem efeitos para reverter a ação do dabigtran. Lembrando que devemos ter cuidado ao extrapolar os dados de um estudo realizado em jovens saudáveis para pacientes com diversas comorbidades e com sangramento ativo.

Referência: Eerenberg ES, Kamphuisen PW, Sijpkens MK, Meijers JC, Buller HR, Levi M. Reversal of rivaroxaban and dabigatran by prothrombin complex concentrate: a randomized, placebo-controlled, crossover study in healthy subjects. Circulation. 2011;124:1573–1579.

Deixe um comentário

Sobre o autor

Fernando Figuinha

Fernando Figuinha

Especialista em Cardiologia pelo InCor/ FMUSP
Médico cardiologista do Hospital Miguel Soeiro - Unimed Sorocaba.
Presidente - SOCESP Regional Sorocaba.

1 comentário

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: