Miscelânia

Cardiopatia + procedimento dentário: posso ou não usar anestésico com vasoconstrictor?

Eduardo Lapa
Escrito por Eduardo Lapa

Você recebe seu José de 54 anos para uma avaliação pré-operatória de extração dentária. Ele é hipertenso de longa data controlado com clortalidona e enalapril. PA 138×80 mmHg. É assintomático. O odontologista pergunta no encaminhamento se pode usar anestésico com vasoconstrictor no procedimento do seu José. O que você dirá a ele?

Essa é uma dúvida bastante frequente no consultório do cardiologista. O uso de vasoconstrictor em combinação com o anestésico local traz vantagens ao odontologista: como o local fica com menor perfusão devido à vasoconstricção, o efeito do anestésico fica mais prolongado, dando maior conforto ao paciente e evitando o uso de doses altas do anestésico. Mas aí vem a dúvida: será seguro uso vasoconstrictor em um paciente cardiopata? A III Diretriz de Perioperatório da SBC diz que:

  • “Em pacientes cardiopatas, o uso de pequena quantidade de anestésicos locais com vasoconstritor (dois a três tubetes de lidocaína a 2,0% com 1:100.000 de epinefrina) para procedimentos odontológicos é seguro e deve ser feito preferencialmente”

De onde veio esta recomendação? De um artigo de revisão publicado em 2005 que pode ser encontrado neste link.

Resumindo: podemos escrever no parecer de seu José que ele pode receber a quantidade acima de anestésico com vasoconstrictor de acordo com as diretrizes nacionais sobre o tema.

Gostou da dica? Tem interesse em aprender várias dicas similares de forma rápida e direta? Em breve lançaremos no nosso portal de ensino a distância o curso Avaliação pré-operatória: como fazer? São dezenas de casos clínicos discutidos de forma prática, simulando as discussões que fazemos com residentes e estudantes de medicina. Não perca.

Publicidade

Banner Atheneu

Banner Curso Pré Operatório

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: